Rodrigo Vieira   |   08/10/2025 18:33
Atualizada em 08/10/2025 19:17

Latam investe US$ 220 milhões em novos produtos para se manter na liderança

Diretora comercial da companhia aérea no Brasil, Aline Mafra não esconde o otimismo com o momento vivido

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam Brasil, e Bianca Schimpl, gerente de Vendas B2B da aérea
Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam Brasil, e Bianca Schimpl, gerente de Vendas B2B da aérea

Vinte e cinco milhões de passageiros transportados até agosto de 2025, três milhões a mais do que o mesmo período de 2024. Market share de 41,4% no tráfego aéreo doméstico e de 40% no corporativo da Abracorp. A Latam Airlines enfileira recordes no Brasil nos últimos anos, e se os novos investimentos da companhia aérea forem assertivos, os voos provavelmente serão mais altos.

Em entrevista ao Portal PANROTAS na Abav Expo 2025, a diretora de Vendas da Latam Brasil, Aline Mafra, não consegue esconder seu otimismo com a chegada das aeronaves Embraer à frota, mas comenta também sobre uma inversão de US$ 220 milhões em experiências de clientes:

  • Serão US$ 60 milhões para implementar wi-fi na frota das aeronaves de fuselagem larga, começando em 2026. Vale lembrar que toda a frota das aeronaves de fuselagem estreita já estão com a tecnologia. Ou seja, além de todos os voos domésticos, os voos internacionais também terão internet.
  • Mais US$ 40 milhões no retrofit dos A319 para nivelar o produto com as demandas do mercado: wi-fi, USB e outros itens de conforto
  • Também são US$ 100 milhões para inserir a cabine premium comfort, uma intermediária entre econômica e executiva. "Esta é a grande notícia em termos de experiência ao cliente no ano. A entrega da premium comfort começará em 2027 em todos os aviões de fuselagem larga", aponta Aline Mafra.
  • Por fim, US$ 20 milhões para a construção da nova sala vip da Latam em Guarulhos, que terá 4,7 mil metros quadrados.

Segundo a diretora, esses investimentos são um reflexo da melhoria contínua da empresa. "De 2019 para cá, a Latam cresceu 37 pontos no NPS de satisfação do consumidor. Isso só foi possível porque melhoramos primeiro em eficiência operacional, com foco em pontualidade, regularidade e serviço digital", explica.

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas da Latam Brasil

Chegada dos Embraer derruba barreiras de performance da Latam

Com as chegadas dos 24 Embraer a partir de 2026 (e potencial de compra de outros 50), a Latam dará um salto regional muito importante no País, de acordo com Aline Mafra. "Derrubaremos barreiras de performance ao conectar com voos diretos cidades que hoje só estão sendo conectadas por meio de hubs. Então a expectativa não é só de inaugurar novos destinos, mas também de ganhar aderência na relação capacidade versus demanda em ligações diretas", aponta a diretora.

Ela comenta que dos 35 aeroportos sul-americanos potenciais para receber os E195-E2, 25 estão no Brasil. "Foi um projeto impulsionado por nossa região, então é claro que já conhecemos os aeroportos em potencial, mas dizer que isso é uma lista fixa não seria verdade, pois o mercado muda, parques estão abrindo. O contexto de cada destino é vivo e dinâmico. São aeroportos comerciais, mas não é uma lista fixa."

Aline Mafra diz que o retorno dado pelo corporativo sobre a chegada das aeronaves Embraer é o melhor possível. "Empresas que têm os negócios focados em regiões que ainda não são muito bem atendidas estão muito animadas, o que nos anima também. Temos o costume de medir os nossos resultados com o denominador de onde operamos. É uma medida justa e esse denominador vai crescer muito. A expectativa é ver esse fator crescer. Então, de novo, é um sentimento de que tirou algumas barreiras de performance", conclui.

Evolução do NDC da Latam

Por fim, Aline Mafra falou com a PANROTAS sobre a evolução do NDC da Latam. Segundo ela, este é um projeto longo que está sendo desenvolvido e crescendo. "Um projeto longo. Temos hoje mais de 40% de penetração dentro da ferramenta, mas a dispersão na distribuição ainda é grande. Há algumas agências com aproveitamento de 90% do NDC e outras com 10%", ilustra.

"Um dos motivos é o agregador por trás do sistema. Quem tem Wooba é quem está mais adiantado, pois eles têm participado conosco ativamente do processo. Algumas agências com API próprio também estão bem avançadas", exemplifica. "A Latam é muito grata às agências que trabalharam conosco no projeto piloto. Neste mês estamos prontos para entregar três funcionalidades completas em NDC, o que vai nos aproximar do encerramento do projeto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7169 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.