Pedro Menezes   |   27/11/2025 20:35
Atualizada em 28/11/2025 13:31

Azul suspende voos entre Campinas e Paris

Decisão da companhia está ligada ao plano de otimização da malha internacional

Guilherme Mion
Companhia já tinha tornado o voo sazonal, mas agora optou por não retomar as operações nem nos períodos de alta temporada
Companhia já tinha tornado o voo sazonal, mas agora optou por não retomar as operações nem nos períodos de alta temporada

A Azul Linhas Aéreas não irá retomar seus voos entre Campinas e Paris a partir de abril de 2026, como havia sido planejado em junho deste ano. A companhia já tinha anunciado que a operação passaria a ser sazonal, com os últimos voos regulares sendo realizados apenas até outubro.

Na época, a companhia já informava que, devido aos altos custos operacionais e baixa demanda no inverno europeu, a rota seguiria em operação apenas sazonalmente e que os voos voltariam em abril de 2026, época em que se inicia o verão no hemisfério norte, o que não irá mais acontecer.

A decisão da companhia está ligada ao plano de otimização da malha internacional, priorizando mercados com maior potencial de demanda e retorno financeiro. O último voo da Azul para Paris aconteceu no dia 24 de outubro, segundo dados do FlightAware.

Nota da Azul Linhas Aéreas

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em destinos atendidos e rotas diretas, avança em seu plano de transformação para o futuro. A empresa se prepara para atender a demanda crescente no mercado internacional, onde a companhia já registrou crescimento superior a 30% neste ano, especialmente para os Estados Unidos, com grandes oportunidades em 2026 devido à Copa do Mundo.

Também por esse motivo a Companhia informa que, como parte de seu plano de otimização de malha, suspenderá as operações sazonais entre Viracopos (SP) e Paris a partir de abril de 2026 com o intuito de concentrar as ações nos demais mercados internacionais. A companhia destaca que essa decisão foi cuidadosamente avaliada para garantir a sustentabilidade da operação e o foco em rotas de maior potencial, demanda e retorno financeiro. A companhia ressalta que a decisão pode ser revista em outro momento diante de eventuais mudanças no cenário.

Como parte de sua transformação para o futuro, a Azul segue comprometida com a operação estratégica de sua malha internacional, operando em 11 destinos fora do País, entre operações regulares e sazonais (Orlando, Fort Lauderdale, Curacao, Montevidéu, Punta del Este, Assunção, Mendoza, Bariloche, Lisboa, Porto e Madri) conectando o Brasil a importantes cidades ao redor do mundo.

A Azul reitera que Clientes com bilhetes emitidos para embarques a partir de abril do próximo ano receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assegurando que seus direitos sejam respeitados e que tenham alternativas adequadas às suas necessidades, mantendo, assim, o padrão e a excelência do atendimento da Companhia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.