Pedro Menezes   |   11/11/2025 16:58
Atualizada em 11/11/2025 17:17

Pilotos da Latam anunciam greve no Chile e companhia reprograma voos

Paralisação, que envolve 464 pilotos, ocorre no contexto de uma disputa trabalhista que começou em 2024

Divulgação
Empresa reprogramou alguns voos previstos para os dias 12 e 13 de novembro
Empresa reprogramou alguns voos previstos para os dias 12 e 13 de novembro

O Sindicato de Pilotos da Latam (SPL) no Chile anunciou o início de uma greve a partir da meia-noite desta terça-feira (12), após não haver acordo no processo de mediação conduzido pela Direção do Trabalho do Chile (DT). Segundo o sindicato, a empresa se recusou a estender o diálogo, encerrando as negociações de forma unilateral.

A paralisação, que envolve cerca de 464 pilotos (mais da metade dos profissionais da companhia no país), ocorre no contexto de uma disputa trabalhista que se arrasta desde meados de 2024. O grupo já havia rejeitado a proposta da Latam, alegando que a oferta “não apresentou avanços significativos” em relação às condições iniciais.

"Como medida de precaução contra uma possível greve no Chile, alguns voos foram cancelados nos dias 12 e 13 de novembro. Convidamos você a verificar o status do seu voo aqui. Os passageiros afetados foram notificados e realocados em voos alternativos"

Comunicado da Latam Chile no site oficial

A empresa, por sua vez, reprogramou alguns voos previstos para os dias 12 e 13 de novembro, oferecendo aos passageiros opções de remarcação gratuita ou reembolso integral. De qualquer maneira, a expectativa é de impactos relevantes na malha aérea chilena e nos voos internacionais operados a partir de Santiago.

O presidente do sindicato, Mario Troncoso, lamentou a postura da companhia e destacou que o grupo sempre buscou evitar a greve. “Somos profissionais com anos de casa, alguns filhos e netos de pilotos da antiga LAN Chile. Consideramos incompreensível que a direção tenha nos conduzido a essa paralisação, quando as demandas são moderadas frente aos lucros obtidos”, afirmou.

Nota na íntegra da Latam Chile

"Por precaução, e com o objetivo de proteger nossos passageiros — nossa principal prioridade — e antecipando os possíveis efeitos de uma greve, fizemos ajustes preventivos em alguns voos programados para 12 e 13 de novembro de 2025.

Os passageiros afetados serão contatados diretamente por e-mail, onde encontrarão as diversas opções disponíveis para atender às suas necessidades.

De qualquer forma, como medida preventiva, recomendamos que você verifique o status do seu voo na seção "Minhas Viagens" do aplicativo Latam ou em latam.com.

Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que esta situação possa causar e agradecemos a sua compreensão.

Equipe LATAM Airlines".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4352 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.