Pilotos da Latam anunciam greve no Chile e companhia reprograma voos
Paralisação, que envolve 464 pilotos, ocorre no contexto de uma disputa trabalhista que começou em 2024

O Sindicato de Pilotos da Latam (SPL) no Chile anunciou o início de uma greve a partir da meia-noite desta terça-feira (12), após não haver acordo no processo de mediação conduzido pela Direção do Trabalho do Chile (DT). Segundo o sindicato, a empresa se recusou a estender o diálogo, encerrando as negociações de forma unilateral.
A paralisação, que envolve cerca de 464 pilotos (mais da metade dos profissionais da companhia no país), ocorre no contexto de uma disputa trabalhista que se arrasta desde meados de 2024. O grupo já havia rejeitado a proposta da Latam, alegando que a oferta “não apresentou avanços significativos” em relação às condições iniciais.
"Como medida de precaução contra uma possível greve no Chile, alguns voos foram cancelados nos dias 12 e 13 de novembro. Convidamos você a verificar o status do seu voo aqui. Os passageiros afetados foram notificados e realocados em voos alternativos"
Comunicado da Latam Chile no site oficial
A empresa, por sua vez, reprogramou alguns voos previstos para os dias 12 e 13 de novembro, oferecendo aos passageiros opções de remarcação gratuita ou reembolso integral. De qualquer maneira, a expectativa é de impactos relevantes na malha aérea chilena e nos voos internacionais operados a partir de Santiago.
O presidente do sindicato, Mario Troncoso, lamentou a postura da companhia e destacou que o grupo sempre buscou evitar a greve. “Somos profissionais com anos de casa, alguns filhos e netos de pilotos da antiga LAN Chile. Consideramos incompreensível que a direção tenha nos conduzido a essa paralisação, quando as demandas são moderadas frente aos lucros obtidos”, afirmou.
Nota na íntegra da Latam Chile
"Por precaução, e com o objetivo de proteger nossos passageiros — nossa principal prioridade — e antecipando os possíveis efeitos de uma greve, fizemos ajustes preventivos em alguns voos programados para 12 e 13 de novembro de 2025.
Os passageiros afetados serão contatados diretamente por e-mail, onde encontrarão as diversas opções disponíveis para atender às suas necessidades.
De qualquer forma, como medida preventiva, recomendamos que você verifique o status do seu voo na seção "Minhas Viagens" do aplicativo Latam ou em latam.com.
Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que esta situação possa causar e agradecemos a sua compreensão.
Equipe LATAM Airlines".