Karina Cedeño   |   16/06/2023 17:14

Anac firma acordos de cooperação para certificação de eVTOL

Assinaturas ocorreram durante conferência internacional realizada em Colônia, na Alemanha

Divulgação
Os acordos foram assinados com a autoridade de aviação civil europeia, a EASA, e com a autoridade de aviação civil do Reino Unido, a CAA-UK
Os acordos foram assinados com a autoridade de aviação civil europeia, a EASA, e com a autoridade de aviação civil do Reino Unido, a CAA-UK

Na última quarta-feira (14), a Anac assinou duas cartas de intenção para a certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Os acordos foram assinados com a autoridade de aviação civil europeia, a EASA, e com a autoridade de aviação civil do Reino Unido, a CAA-UK.

Embora estejam em estágio inicial de desenvolvimento, os eVTOL já são uma tendência no transporte aéreo que devem se tornar realidade nos próximos anos, motivo pelo qual Anac já está estudando regulamentação para certificação desses veículos aéreos. Os acordos firmados entre as autoridades durante a conferência oficializam a intenção de atuação em conjunto entre as autoridades de aviação civil mencionadas para a construção da certificação de e-VTOL, compartilhando experiências e trabalhando em colaboração.

Os eVTOL devem trazer melhorias no transporte aéreo em pequenas e médias distâncias, maior integração com as cidades, menor nível de ruído (comparado com helicópteros) e alinhamento com práticas sustentáveis, com emissão zero de poluentes. No Brasil, há um crescente interesse por parte de operadores aéreos em operarem esta nova tecnologia.

Os acordos foram assinados durante a EASA-FAA Safety Conference, que ocorreu na cidade de Colônia, na Alemanha, e contou com a participação das principais agências reguladoras do mundo.

Tópicos relacionados