“Foz do Iguaçu precisa de mais voos”, destaca secretário de Turismo do Paraná
Leonaldo Paranhos falou sobre o déficit na malha aérea de Foz do Iguaçu, que na pandemia perdeu 11 voos

FOZ DO IGUAÇU (PR) – Durante coletiva de imprensa na FIT Cataratas 2025, realizada nos últimos dias 5 e 6 em Foz do Iguaçu, o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, falou sobre o déficit na malha aérea de Foz do Iguaçu, que durante a pandemia perdeu 11 voos e ainda não recuperou todas as rotas.
“Isso é um problema e nós precisamos de solução. Nós precisamos de mais voos”, destaca Paranhos.
Neste contexto, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, falou sobre as ações que estão sendo realizadas na cidade. “Nossa situação é realmente crítica em relação aos voos em Foz do Iguaçu, mas estamos com muitas ações em alinhamento com o governo do Estado para solucionar esse problema”, conta o secretário.
Voos de cabotagem para Foz do Iguaçu
Jin Petrycosk destacou a importância de trazer voos de cabotagem para Foz do Iguaçu. “Antes de eu assumir a secretaria, tentei fazer, junto ao Visit Iguassu e à iniciativa privada, algumas articulações, porque o projeto de voos de cabotagem foi aprovado no Senado Federal somente para a região amazônica. A gente fez uma inclusão no texto, que nesse caso seria a área amazônica e aeroportos de fronteira, o que resolveria muito o nosso problema, mas infelizmente o texto não foi aceito, não avançou”, conta.
“Eu não tenho dúvidas que a cabotagem iria favorecer locais como a Paraíba, que necessitam dessa conectividade, que hoje vem através dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), principalmente. Se a gente tivesse uma pernada em João Pessoa, por exemplo, os voos da Europa poderiam vir para Foz do Iguaçu. Mas como essa questão se resolve a nível federal, precisaríamos de mais tempo e, se os paraibanos e os paranaenses se unirem, talvez a gente consiga articular isso”
Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski

Paranhos complementa: “No momento, nós vamos trabalhar com que temos e com as empresas que hoje operam, porque essa ação da cabotagem, que envolve as empresas externas, é uma ação do governo federal. Claro que nós temos que pressionar o governo para que isso aconteça, mas não temos tempo para esperar. Precisamos aumentar o percentual de voos em Foz Iguaçu imediatamente”, destaca o secretário de Turismo do Paraná.
Divulgação de Foz do Iguaçu no cenário internacional
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu também falou sobre as ações que estão sendo realizadas para promover o destino no Exterior. “Contratamos uma agência de marketing dentro dos Estados Unidos, que fica em Washington, para fazer a divulgação do destino em todo o mercado norte-americano, o qual responde hoje pelo segundo maior fluxo de estrangeiros no Parque Nacional de Iguaçu. O primeiro é proveniente da Argentina”.
Jin Petrycoski fala também sobre a nova contratação de uma agência na China para divulgar o destino. “Isso porque a gente também vislumbra que o mercado chinês tem um grande potencial para nós. Eu acabo de retornar da China, e estava lá fortalecendo esses laços. Além disso, estamos finalizando um convênio com a Embratur, no qual a gente vai contratar a Beautiful Destinations, que é uma empresa de alto padrão de divulgação internacional. Eles farão toda a divulgação do destino no Exterior, trazendo para cá alguns influencers internacionais”.

Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná, destaca a participação em eventos internacionais para divulgar os atrativos do Estado. “Nós participamos de eventos internacionais como a FIT na Argentina, a Fitur em Madri, também estivemos no Sea Trade em Miami e participaremos da WTM em Londres, além de várias outras ações que faremos, principalmente na América do Sul, em destinos como o Paraguai, a Argentina, o Chile, o Peru e o Uruguai, mostrando o Estado do Paraná", conta Cortes.
“E não tem como a gente falar do Estado do Paraná sem falar da nossa porta de entrada, que é a Foz Iguaçu e Curitiba. O Estado não tem produto para venda, então a gente precisa que os municípios venham junto com a gente. Uma das maiores funções da Viaje Paraná é promover a aproximação da iniciativa privada com o poder público. Então, nós vamos levar toda a cadeia dos profissionais de Turismo junto conosco para fazer a comercialização desse destino turístico que é o Estado do Paraná”
Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná
Foz do Iguaçu é destaque na captação de eventos internacionais
Por fim, Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, comentou que a cidade de Foz do Iguaçu é destaque no ranking ICCA de eventos internacionais. “Foz do Iguaçu tem se destacado como um destino internacional para eventos, especialmente após a divulgação do ranking ICCA em 2024, que a colocou em 3º lugar entre os destinos brasileiros que mais receberam eventos internacionais”, comenta.

O Portal PANROTAS viajou a convite do Visit Iguassu e da FIT Cataratas.