Beatrice Teizen   |   05/11/2026 11:38

Ameaças falsas de bomba afetam voos de companhias aéreas na Europa

Dinamarca, Polônia, Romênia, Espanha, Bulgária, República Tcheca, Itália e Áustria estão entre afetados

Divulgação/MPor
Voos de diferentes companhias aéreas foram afetados
Voos de diferentes companhias aéreas foram afetados

Uma série de falsas ameaças de bomba provocou interrupções em voos de companhias aéreas europeias na manhã desta quinta-feira (5). Pelo menos 25 voos foram afetados, alguns dos quais precisaram realizar pousos não programados ou foram escoltados por caças militares. É a segunda ocorrência do tipo nesta semana.

Segundo informações da Reuters, as ameaças atingiram operações em diferentes países, incluindo Dinamarca, Polônia, Romênia, Espanha, Bulgária, República Tcheca, Itália e Áustria. Até o momento, nenhum país atribuiu oficialmente a responsabilidade pelos episódios.

Na Bulgária, a Força Aérea informou que caças escoltaram três aeronaves até o pouso. Voos da Ryanair que partiram de Copenhague e Madri para Sófia aterrissaram conforme o previsto, enquanto uma operação procedente de Londres foi desviada para Plovdiv, segunda maior cidade do país.

Na Espanha, as autoridades receberam três ameaças por e-mail em menos de 20 minutos, a partir das 9h (horário local). Os avisos envolviam dois voos da Air Europa que partiriam de Madri com destino a Paris e quatro voos da Iberia procedentes de Roma e Milão. Algumas aeronaves foram impedidas de decolar ou retornaram às posições de estacionamento, enquanto passageiros desembarcaram para a realização de inspeções.

Em Praga, dois voos da EasyJet procedentes do Reino Unido, além de operações vindas da Irlanda e da Grécia, pousaram normalmente após receberem ameaças. A polícia tcheca avaliou como baixa a credibilidade dos avisos.

Na Itália, caças escoltaram um voo da Finnair procedente de Helsinque até o pouso previsto em Roma. Outra operação da companhia, também originária da capital finlandesa e realizada pela Jettime, aterrissou normalmente em Viena.

As ocorrências acontecem em um momento de tensão geopolítica na Europa, com autoridades de diversos países acusando a Rússia de estar por trás de ações de sabotagem e ataques híbridos em diferentes setores. Moscou nega envolvimento. Não há, porém, confirmação de ligação entre o governo russo e as ameaças registradas nesta quinta-feira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatrice Teizen

Conteúdos por

Beatrice Teizen

Beatrice Teizen tem 7329 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela PUC-SP, com experiência em redações como Forbes Brasil e Agora São Paulo, além de colaborações para CNN Brasil e UOL. Entrou na PANROTAS em 2017, com foco especialmente no PANROTAS Corporativo, e, desde 2021, atua como coordenadora de Redação