Karina Cedeño   |   05/01/2023 15:38
Atualizada em 05/01/2023 17:13

Chile aprova acordo de codeshare entre American Airlines e Jetsmart

O acordo permitirá à norte-americana adquirir uma participação minoritária na empresa de bandeira chilena

Divulgação
O acordo permitirá à norte-americana adquirir uma participação minoritária na empresa de bandeira chilena
O acordo permitirá à norte-americana adquirir uma participação minoritária na empresa de bandeira chilena
A Procuradoria Nacional de Economia (FNE) do Chile deu sinal verde para o acordo de codeshare entre a Jetsmart e a American Airlines, depois que as companhias aéreas formalizaram o pedido em setembro. Segundo a análise da autoridade, a operação foi aprovada "de forma pura e simples", e permitirá à aérea norte-americana adquirir uma participação minoritária na empresa de bandeira chilena. As informações são do Ladevi, parceiro da PANROTAS na Argentina.

Segundo o FNE, as companhias aéreas não coincidem na comercialização de rotas com a mesma origem-destino, seja a nível cidade-cidade, país-país nem país-continente, tanto para o transporte de passageiros como de carga. Ou seja, a operação de uma não sobrepõe a da outra.

A procuradoria do Chile também destacou que a Jetsmart não possui nenhum tipo de acordo vigente com outras companhias aéreas e, por isso, a operação não acarretará mudanças nas condições que os competidores enfrentam atualmente, não se observando entraves na consumação do acordo entre as companhias. O acordo estabelecerá uma relação bilateral de codeshare e envolve um contrato de programa de milhagem e outros acordos comerciais.

"A aprovação de nossa aliança com a American Airlines pela Procuradoria Econômica Nacional do Chile constitui um passo significativo neste processo que avançará com suas etapas correspondentes e que, sem dúvida, trará enormes benefícios para nossos passageiros, com uma maior rede de rotas entre os Estados Unidos e a América do Sul. Acreditamos que essa associação representa uma oportunidade única para aproveitar os pontos fortes de ambos os modelos de negócios”, destacou o fundador e sócio-gerente da Indigo Partners (matriz da Jetsmart), Bill Franke.

Tópicos relacionados