Victor Fernandes   |   11/04/2024 11:04   |   Atualizada em 11/04/2024 16:32

Brasil e Reino Unido assinam acordo para aumentar voos entre os países

Novo marco oferecerá maior segurança jurídica para empresas que operem rotas entre os destinos


Divulgação
Acordo é fruto de trabalho conjunto entre a Anac, MRE e o MPor
Acordo é fruto de trabalho conjunto entre a Anac, MRE e o MPor

Foi assinado nesta quarta-feira (10), pela ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e pela embaixadora do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil, Stephanie Al-Qaq, o novo acordo sobre serviços aéreos entre os dois países.

Fruto de trabalho conjunto entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o novo acordo prevê que as empresas aéreas brasileiras e britânicas poderão determinar livremente a oferta de voos bilaterais para passageiros e carga.

Ao atualizar o marco legal bilateral de 1946, o novo acordo contempla o direito de transportar passageiros e carga entre os territórios do Brasil e do Reino Unido e o território de um terceiro Estado, em voos com origem ou destino aos países signatários (direitos conhecidos no setor como “Quinta Liberdade do Ar”).

O acordo amplia, além disso, a permissão para operações de serviços cargueiros, possibilitando que as empresas aéreas dos dois países realizem transporte de carga internacional sem a exigência de que a operação se inicie ou termine no país de origem da empresa (“Sétima Liberdade do Ar”).

O novo acordo, que será encaminhado para apreciação pelo Congresso Nacional, oferecerá maior segurança jurídica para empresas que operem rotas entre o Brasil e o Reino Unido, contribuindo para aumentar o fluxo bilateral de comércio e de Turismo.

Tópicos relacionados