Latam é a áerea com mais queixas; mas a melhor em solução
Boletim de monitoramento do consumidor, da Anac, mostra principais reclamações de passageiros.
![Boletim de Monitoramento do Consumidor do Transporte Aéreo é resultado de dados coletados em 2019](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/278262/9d77df3894c683cc38cad64f4600f977aviacao1/0,0,670,400/670,400,0.68/0/default.jpg)
A análise mais específica dos números mostra que as companhias internacionais têm mais queixas que as domésticas. A quantidade de manifestações registradas na plataforma em 2019 para cada grupo de 100 mil passageiros pagos foi de 35,6 para as empresas brasileiras e de 64,2 para as estrangeiras. Juntas, as companhias aéreas transportaram mais de 119 milhões de passageiros pagos, o que equivale a 99,8% do total de passageiros que viajaram no período.
Entre as principais aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros em 2019, a Azul apresentou o menor número de reclamações. A companhia teve 21,0 reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros. Em seguida, aparecem Gol (25,2) e Latam (38,0).
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ÍNDICE DE SOLUÇÃO
O índice de solução das demandas dos usuários do transporte aéreo em 2019 foi de 73,1% para as empresas brasileiras, 60,5% para as estrangeiras e 71,0% no total.
Das companhias nacionais com maior volume de passageiros transportados, a Latam apresentou o maior índice de solução em 2019, com 80,1%. A lista é completada com a Azul (75,8%) e a Gol (75,6%). Entre as estrangeiras que tiveram maior movimento de viajantes, as que obtiveram os melhores resultados foram Air France (74,2%), Copa Airlines (68,1%), United Airlines (68,0%), TAP Air Portugal (65,8%), Aerolíneas Argentinas (59,0%) e American Airlines (52,1%).
O índice de solução das reclamações é apurado de acordo com a avaliação dos próprios consumidores.
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TEMPO MÉDIO DE RESPOSTA
O tempo médio de resposta das empresas aéreas em 2019 foi de 5,7 dias para as empresas brasileiras, de 5,9 para as estrangeiras e de 5,7 no total.
De todas as demandas atendidas pelas aéreas brasileiras na plataforma, 12,0% foram respondidas em até um dia, enquanto 15,1% foram atendidas no 10º dia, prazo final para resposta. Das principais nacionais, a Azul apresentou o menor tempo médio de resposta, com 4,5 dias. Em seguida, vieram Latam (4,9) e Gol (5,3).
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