Rodrigo Vieira   |   21/07/2021 16:57

Azul lidera ranking de satisfação do passageiro no Brasil

Dados são do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo

A Azul Linhas Aéreas é a companhia com o maior índice de satisfação do viajante brasileiro, de acordo com o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, referente ao primeiro trimestre de 2021.

Divulgação/Anac
Na pesquisa, são apresentados os índices de solução e de satisfação, o tempo médio de resposta das empresas e, também, os principais pontos de reclamação dos passageiros sobre os serviços aéreos.

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A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ressalta que em um cenário de pandemia, o setor de transporte aéreo tem encarado diversos desafios, com impactos nos índices de todas as empresas aéreas e no resultado geral do setor no Consumidor.gov.br.

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"Na análise de dados do primeiro trimestre de 2021, observou-se uma melhora dos índices de solução e de satisfação, embora o número de manifestações e tempo médio de resposta tenham aumentado em relação ao mesmo período do ano anterior", aponta a agência.

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RECLAMAÇÕES CRESCEM
O índice de reclamações registradas sobre o transporte aéreo para cada grupo de 100 mil passageiros pagos transportados pelas empresas aéreas foi de 157,3 (contra 71,5 no primeiro trimestre do ano passado). Os valores desse indicador foram superiores aos de 2020 em função de um incremento no número de reclamações (+16,3%) e de uma drástica redução no número de passageiros transportados (-47,3%). Já o tempo médio de resposta, em uma escala que pode ir de 0 a 15, ficou em 6,6 dias (+47,2% em relação ao mesmo período do ano anterior).

SOLUÇÕES TAMBÉM
Destaques positivos, o índice de solução teve um incremento de 12,3% em relação ao 1º trimestre do ano anterior, ficando em 79,4%; e o índice de satisfação, em uma escala que vai de 1 a 5, fechou em 3,4, uma alta de 21,7%. Entre as maiores empresas brasileiras e estrangeiras, os melhores desempenhos nesses dois índices ficaram com a Azul (90,9% de solução e 4,2 de satisfação) e a Copa (84,2% e 3,43). Tanto a solução quanto a satisfação são resultados da avaliação dos próprios consumidores.

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