Victor Fernandes   |   07/06/2022 16:15
Atualizada em 07/06/2022 16:18

Tarifa aérea doméstica teve alta de 21% no 1º trimestre

Indicadores da Anac mostram que alta do combustível de aviação pode ter contribuído para o resultado

Unsplash/Suhyeon Choi
Indicadores da Anac mostram que alta do combustível de aviação pode ter contribuído para o resultado
Indicadores da Anac mostram que alta do combustível de aviação pode ter contribuído para o resultado
O preço médio da tarifa aérea doméstica comercializada no primeiro trimestre deste ano foi de R$ 548,16. O valor foi 21% superior em relação ao valor acumulado nos três primeiros meses de 2019, período pré-pandemia, quando o bilhete foi vendido, em média, por R$ 453,51. Esses dados fazem parte dos Indicadores de Tarifas Aéreas Domésticas, divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com os dados do painel de indicadores, o Distrito Federal foi a Unidade da Federação (UF) com a menor média de preço apurada nos três primeiros deste ano, R$ 460,04, seguido por Amapá, R$ 496,85, e Espírito Santo, R$ 497,39. Por outro lado, as maiores médias foram praticadas nos estados de Roraima, R$ 976,24, Acre, R$ 833,39, e Rondônia, com R$ 769,47.

De janeiro a março de 2022, o valor médio pago pelo passageiro por quilômetro voado, também conhecido na aviação como yield tarifa aérea médio doméstico real, foi de R$ 0,425, alta de 9,1% frente aos dados computados três anos antes, quando o indicador custava cerca de R$ 0,390. Nesse item, o Estado do Ceará apresentou o menor valor do yield, de R$ 0,296. Minas Gerais foi a UF que apresentou o maior valor médio por quilômetro voado, de R$ 0,614.

Os dados do 1º trimestre do ano também mostram que 35,9% dos bilhetes aéreos comercializados custaram menos de R$ 300. Segundo os números do painel, as passagens vendidas por até R$ 500 tiveram a maior fatia nesse mesmo período, com cerca de 60%. As tarifas acima de R$ 1 mil somaram quase 13% do total.

COMBUSTÍVEL

Quanto aos indicadores relacionados aos custos mais significativos da indústria, no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019, houve aumento de 82,7% no preço do combustível de aviação. A taxa de câmbio do real frente ao dólar teve aumento de 38,7% no mesmo período de comparação. Tanto o dólar quanto o querosene de aviação tiveram forte influência nos custos de combustível, que representam cerca de 29,3% das despesas dos serviços aéreos.

INTERNACIONAL

As tarifas médias de ida e volta na classe econômica praticadas no mercado internacional registraram queda na América Central e alta nos demais continentes nos primeiros três meses de 2022 em relação a 2019. Nos demais continentes, observou-se alta, em média de 6,4%, conforme apontam os Indicadores de Tarifas Aéreas Internacionais.

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