Victor Fernandes   |   23/04/2024 11:00

Passageiros internacionais crescem 23,5% no Brasil no 1º trimestre

Dados da Anac também apontam aumento de 20,8% no indicativo em março na comparação com o mesmo mês de 2023


PANROTAS / Emerson Souza
Número de passageiros transportados no mercado internacional cresce pelo 24º mês consecutivo
Número de passageiros transportados no mercado internacional cresce pelo 24º mês consecutivo

Pelo 24º mês consecutivo, o número de passageiros transportados para o Exterior cresceu no Brasil. De acordo com dados da Anac, em março deste ano foram transportados quase 2 milhões de viajantes nesse segmento, aumento de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2023, quando 1,6 milhão de pessoas voaram em destinos internacionais. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre de 2024, o crescimento é ainda superior, de 23,5%.

A quantidade de voos realizados nesse mercado também segue em ritmo acelerado. No terceiro mês deste ano, houve um incremento de quase 2 mil voos a mais em relação a março de 2023, quando as companhias brasileiras e estrangeiras realizaram 11.531 operações aéreas nesse período contra 9.863 no último ano, ou seja, crescimento de 16,9%. No trimestre, a alta foi de 18,75%.

Para expandir ainda mais os voos para o Exterior, no último mês, os Ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo e a Embratur lançaram o Programa de Aceleração do Turismo Internacional. Executado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), o programa convida as companhias aéreas e aeroportos apresentarem propostas de investimento em promoção de novos voos.

Mercado sul-americano

De acordo com os dados do setor aéreo, o movimento cresceu ainda mais nas viagens para a América do Sul, o que justifica as novas rotas anunciadas nos últimos dias pelas companhias aéreas para atender a demanda crescente. O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023. Foram 1,2 milhão de pessoas. A Argentina lidera o ranking com 541 mil passageiros embarcados. Mas os destinos que mais cresceram, em relação ao ano passado, foram Peru (90%), Uruguai (58%) e Chile (57%).

Agenda internacional

Pensando em ampliar e integrar ainda mais a conectividade brasileira com o Exterior, na última semana, durante viagem com a comitiva do presidente Lula para a Colômbia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou novos voos entre os dois países. Uma das operações ligará Brasília a Bogotá, na Colômbia. Haverá também a ampliação dos voos entre a capital colombiana e Guarulhos. O movimento entre os dois países (Brasil-Colômbia) saindo do Brasil cresceu 10% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

"Sob orientação do presidente Lula, estamos trabalhando diariamente para ampliar nossa malha aérea internacional e fortalecer a nossa aviação. Queremos fomentar não apenas o turismo de lazer, mas também o de negócios."

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroporto



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS