Laura Enchioglo   |   16/12/2024 17:55
Atualizada em 16/12/2024 18:17

Brasileiros consideram essencial ter wi-fi em voos longos; veja estudo da Viasat

IA, realidade virtual e entretenimento personalizado também estão entre preferências dos passageiros


Divulgação
No entanto, o simples acesso ao wi-fi a bordo já não é suficiente, destaca a pesquisa
No entanto, o simples acesso ao wi-fi a bordo já não é suficiente, destaca a pesquisa

A Viasat anunciou hoje os resultados de sua Pesquisa de Experiência do Passageiro de 2024, destacando como a conectividade de alta qualidade pode apoiar experiências de voo mais personalizadas e inovadoras, além de aumentar a fidelidade dos clientes para as companhias aéreas.

O relatório coletou as opiniões de mais de 11 mil pessoas ao redor do mundo que viajaram de avião nos últimos 12 meses, revelando que três quartos dos passageiros (75%) estariam mais propensos a escolher ou reservar novamente com uma companhia aérea que oferecesse wi-fi de alta qualidade a bordo, enquanto um em cada cinco (22%) nem sequer consideraria voar em rotas de longa distância que não oferecessem conectividade.

No Brasil, os números são ainda mais expressivos: 83% dos passageiros brasileiros afirmaram que não considerariam voar em uma rota de longa distância com uma companhia aérea que não oferecesse conectividade, enquanto 95% dos brasileiros consideram essencial ter wi-fi em voos longos.

“Esses dados reforçam a importância de soluções de conectividade de qualidade para atender às altas expectativas dos passageiros brasileiros, que estão entre os mais exigentes do mundo”

Leandro Gaunszer, vice-presidente de Fixed Broadband (FBB) para Europa, Oriente Médio e EMEA, e diretor Geral da Viasat Brasil

Para além do wi-fi

No entanto, o simples acesso ao wi-fi a bordo já não é suficiente, e os passageiros têm expectativas crescentes em relação ao custo e à qualidade da conectividade para garantir uma fidelidade verdadeira.

  • Uma das considerações mais importantes para os passageiros ao se conectarem ao wi-fi no voo é que ele seja gratuito ou de baixo custo (36%); de fato, o desejo por wi-fi gratuito é tão grande que a maioria dos passageiros (87%) está disposta a assistir a anúncios para ter acesso a esse serviço, com quase metade (47%) expressando estar feliz em fazê-lo, considerando isso uma troca justa pelo serviço oferecido.
  • Além do custo e da qualidade da conectividade, o entretenimento personalizado habilitado pelo wi-fi é um foco importante para os passageiros, segundo o relatório. O acesso às suas próprias plataformas de streaming (71%) é o serviço mais popular habilitado pela conectividade.
  • Dois quintos dos respondentes (41%) disseram que o acesso a serviços de streaming como Netflix melhoraria sua experiência a bordo, enquanto um terço (33%) mencionou que a possibilidade de ouvir suas plataformas de streaming de música, como Spotify, teria o mesmo efeito.
  • A grande maioria dos passageiros também deseja usar vários dispositivos ao mesmo tempo para acessar diferentes serviços digitais e de entretenimento, personalizando ainda mais sua experiência de voo. Para voos com entretenimento integrado no encosto dos assentos, uma esmagadora maioria de 94% dos respondentes ainda quer utilizar seus dispositivos pessoais, destacando a crescente tendência do “uso simultâneo de telas” durante as viagens.
  • Quase metade deseja usar seus dispositivos para navegar na internet (46%) e acessar redes sociais (46%), enquanto 29% querem utilizá-los para compras online ou acessar aplicativos de trabalho.
  • Mais da metade (55%) gostaria de ver experiências de entretenimento e sensoriais aprimoradas, incluindo janelas panorâmicas do chão ao teto, janelas de realidade mista que exibam informações digitais sobre marcos geográficos durante o voo, e sistemas de entretenimento em realidade virtual com telas imersivas nos encostos dos assentos.
  • Já 51% desejam serviços que melhorem o conforto e o bem-estar a bordo, como assentos biomiméticos que se adaptam ao corpo, sensores de saúde e bem-estar, e áreas de spa e academia durante o voo.

Inovação no ar

Os passageiros também se mostram interessados no papel que a inteligência artificial pode desempenhar na melhoria da experiência de voo, como o reconhecimento de preferências alimentares e de bebidas (33%), a oferta de itinerários recomendados para destinos (33%) e a otimização do processo de transfer no aeroporto (33%).

Segundo a Viasat, para atender às crescentes expectativas dos passageiros e liderar a criação de experiências de voo futurísticas, as companhias aéreas precisam investir em conectividade via satélite ultraconfiável e robusta para viabilizar essas inovações. Com a demanda crescente por serviços conectados a bordo, aquelas que conseguirem entregar o nível de conectividade necessário para atender a essas necessidades conquistaram fidelidade verdadeira dos clientes a longo prazo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor