Brasil amplia malha aérea internacional com mais de 40 novas rotas em 2025
Operações envolvem voos diretos entre cidades brasileiras e importantes centros emissores de turistas

O Brasil vive um momento único de expansão da malha aérea internacional em 2025. Dados da Embratur revelam que 43 voos internacionais foram ou serão iniciados ou retomados ao longo do ano, fortalecendo a conectividade com mercados estratégicos e ampliando a presença do País no cenário global do turismo.
As novas operações envolvem voos diretos entre cidades brasileiras e importantes centros emissores de turistas, como Argentina, Chile, Colômbia, México, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Canadá. Neste caso, a Argentina lidera as famosas reconexões com o Brasil, sendo o país com o maior número de rotas novas e retomadas.
Entre os voos em destaque estão:
- Bariloche – São Paulo / Belo Horizonte / Porto Alegre
- Buenos Aires – Salvador / Maceió / Natal / Porto Alegre / Recife / Rio de Janeiro
- Córdoba – São Paulo / Salvador / Recife / Rio de Janeiro / Florianópolis
- Mendoza – Campinas / Porto Alegre / Rio de Janeiro
- Rosário – São Paulo / Rio de Janeiro / Florianópolis
Segundo a Embratur, esse movimento reforça a relação histórica e estratégica entre os dois países no Turismo. A Argentina lidera tradicionalmente o ranking de emissores de turistas para o Brasil e mostra um crescimento de 92% na emissão de bilhetes para o país no trimestre de julho a setembro de 2025.

Conexões em expansão com Colômbia, Chile, EUA e Europa
Outros mercados da América do Sul também ganham destaque. A Colômbia agora conta com voos diretos entre Bogotá e Belém, Brasília e Manaus, enquanto o Chile adiciona a rota Santiago – Porto Alegre. Na América do Norte, por exemplo, os Estados Unidos ampliam as ligações com o Brasil com novas rotas como:
- Miami – Belém
- Orlando – Fortaleza
- Canadá conta com um novo voo direto entre Toronto e Rio de Janeiro.
Na Europa, os reforços na conectividade incluem:
- Madri – Campinas / Fortaleza / Recife
- Lisboa – Fortaleza
- Porto – Recife / Campinas
- Caracas – São Paulo reativa a ligação com a Venezuela
- Caiena – Fortaleza conecta o Brasil à Guiana Francesa.
Rotas diversificam a entrada de turistas e ajudam a reduzir sazonalidade
A estratégia de ampliação da malha aérea cumpre um dos principais objetivos da Embratur: diversificar os portões de entrada no Brasil, reduzir a dependência de hubs tradicionais e estimular o fluxo de turistas internacionais para diferentes regiões do país, inclusive durante a baixa temporada.
A presença de voos com destino ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como Belém, Fortaleza, Recife, Natal e Brasília, ainda revela um esforço coordenado para espalhar os benefícios econômicos do turismo de forma mais ampla.