Rodrigo Vieira   |   26/05/2021 17:44   |   Atualizada em 26/05/2021 17:46

IATA Travel Pass é apresentado a secretários de Turismo

Presidente do Fornatur, Bruno Wendling elogia a iniciativa da associação de aviação


Divulgação
Dany Oliveira, diretor Brasil da IATA, apresentando IATA Travel Pass em reunião do Fornatur
Dany Oliveira, diretor Brasil da IATA, apresentando IATA Travel Pass em reunião do Fornatur

A equipe da IATA no Brasil se reuniu hoje com os secretários estaduais de Turismo do País em reunião virtual do Fornatur. Destaque para a apresentação do IATA Travel Pass, aplicativo da entidade que certifica vacinação dos passageiros do mundo todo, funcionando como uma espécie de passaporte de imunidade. A ferramenta ainda está em teste.

O diretor Brasil da IATA, Dany Oliveira, apresentou o aplicativo aos representantes dos Estados, e falou ainda em sinais de recuperação, ainda que lenta, devido à morosidade da vacinação em países importantes. Oliveira ainda ressaltou a importância de se ter informações precisas sobre a saúde dos passageiros.


Na visão do diretor da IATA no Brasil, o turista precisa se sentir confortável para voltar a viajar e o setor tem a responsabilidade de implantar as melhores práticas mundiais. Informação sobre testes, vacinas e outras medidas exigidas para a viagem, detalhes sobre onde fazer exames que sejam aceitos, além de ter como comprovar a vacinação de forma verificável são, portanto, essenciais neste momento. e segura, protegendo a privacidade do viajante. "Essa é a chave que dará aos governos a confiança para abrir fronteiras", afirma.

É para preencher essas lacunas que é lançado o IATA Travel Pass. “É um aplicativo universal, de código aberto, que traz informação confiável para acelerar a retomada da aviação com segurança. Não é o futuro, é o que precisamos agora!”, ponderou Dany Oliveira.

SOBRE O IATA TRAVEL PASS

Divulgação

Em fase de teste, o aplicativo é gratuito e pode ser usado por viajantes, governos, laboratórios e companhias aéreas. Ele permite que o passageiro encontre dados sobre testes e vacinas para sua viagem, que os laboratórios possam emitir certificados reconhecidos pelos governos, que têm meios para verificar a autenticidade dos testes ou vacinações e que as companhias aéreas tenham capacidade de informar seus passageiros com precisão se eles atendem aos requisitos para a viagem.

Quando o turista recebe o “Ok to travel” no aplicativo, significa que seus dados foram checados e validados. Dany Oliveira ressalta que ainda não há um certificado internacional da vacina contra a covid-19, que a Anvisa não criou um documento interno e nem mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem padrão. Mas ele lembra que é importante considerar que 98% das exigências atuais da OMS são atendidas pelo ConectSUS, aplicativo nacional com dados que são a base para alimentação do IATA Travel Pass.

PRESIDENTE DO FORNATUR ELOGIA

PANROTAS / Filip Calixto
Bruno Wendling, secretário de Turismo do Mato Grosso do Sul e presidente do Fornatur
Bruno Wendling, secretário de Turismo do Mato Grosso do Sul e presidente do Fornatur
De acordo com o presidente do Fornatur, Bruno Wendling, o aplicativo da IATA é fundamental: “seria o ‘novo passaporte’ durante e pós-Covid, para que a gente tenha acesso a qualquer país do mundo com segurança, afinal de contas vão estar lá nossas informações básicas e as informações sobre a vacinação. Ele é muito útil para o Brasil, que vai ter que usar um sistema interligado ao IATA Travel Pass, para que a gente possa voltar no tempo certo, com a diminuição da pandemia, a receber os turistas internacionais. Esperamos, inclusive que Anvisa acelere a validação da certidão digital que o SUS tem, para que faça a integração com os apps internacionais, especialmente esse da IATA.”

Tópicos relacionados