Karina Cedeño   |   23/01/2023 12:16

Azul anuncia nova plataforma para reduzir emissões de CO2

O software orientado por IA pode levar a uma economia de combustível de até 5%

Divulgação
O software orientado por IA pode levar a uma economia de combustível de até 5%
O software orientado por IA pode levar a uma economia de combustível de até 5%
A Azul anunciou a implementação do SkyBreathe, software de gerenciamento de combustível que ajudará a companhia aérea a melhorar a eficiência e reduzir custos, rastreando e analisando com precisão o uso de combustível no solo e durante os voos.

Desenvolvida pela empresa francesa de tecnologia limpa OpenAirlines, a plataforma usa algoritmos avançados, IA e aprendizado de máquina para analisar automaticamente os bilhões de dados de voo gerados pelas 167 aeronaves operadas pela Azul. O SkyBreathe também considera variáveis como condições climáticas, carga útil e rotas de voo para produzir métricas de combustível altamente precisas. Ao identificar as oportunidades de economia de combustível mais relevantes, o software orientado por IA pode levar a uma economia de combustível de até 5% e melhorar a eficiência geral das operações da aérea.

A plataforma também capacita cada membro da equipe de combustível – engenheiros de operações de voo, despachantes, engenheiros de manutenção, pilotos e pilotos-chefe – a implementar as melhores práticas de eficiência de combustível nas operações da companhia aérea.

“Estamos entusiasmados em lançar este sistema inovador de gerenciamento de combustível, que nos ajudará a reduzir os custos, mas também nos permitirá operar de forma mais sustentável”, afirma o gerente de Engenharia e Despacho na Azul, Diogo Youssef.


Tópicos relacionados