Movida

Laura Enchioglo   |   21/06/2023 17:08

Boeing lança ferramenta para rastrear e projetar produção de SAF

SAF Dashboard pode classificar o fornecimento antecipado por modo de produção e localização

Divulgação Boeing
Ferramenta foi lançada pela Boeing durante o Paris Air Show de 2023
Ferramenta foi lançada pela Boeing durante o Paris Air Show de 2023

A Boeing lançou o SAF Dashboard, ferramenta que rastreia a capacidade esperada de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) na próxima década. Com base nos dados coletados pela BloombergNEF, o SAF Dashboard agrega as capacidades de SAF anunciadas por fornecedores em escala global e pode classificar o fornecimento antecipado por modo de produção, localização e outras métricas. A ferramenta pode ser acessada no novo hub Sustainable Aerospace Together da Boeing.

A ferramenta foi lançada pela Boeing durante o Paris Air Show de 2023 para apoiar a discussão e a ação de grupos envolvidos do setor sobre a disponibilidade atual de SAF e a produção futura necessária para atender à meta do setor da aviação comercial de atingir zero emissão líquida de carbono até 2050.

Divulgação
SAF Dashboard rastreia a capacidade esperada de combustível sustentável de aviação na próxima década
SAF Dashboard rastreia a capacidade esperada de combustível sustentável de aviação na próxima década

“O SAF reduz as emissões de CO2 em até 85% e pode atingir uma taxa maior durante o ciclo de vida do combustível, podendo se tornar a melhor opção para descarbonizar a aviação nos próximos 30 anos”, disse Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing. “O SAF Dashboard exibe os dados enquanto a aviação trabalha com outros setores para aumentar a produção de combustível sustentável de aviação e promover um futuro aeroespacial mais sustentável.”

Em maio, a Boeing lançou a versão pública do Boeing “Cascade” Climate Impact Model, uma ferramenta de modelagem de dados que identifica os efeitos de uma série de soluções de sustentabilidade para reduzir as emissões de carbono da aviação.

As duas ferramentas – Cascade e SAF Dashboard – fornecem acesso a dados que permitem, segundo a companhia, a avançar na discussão sobre a descarbonização da aviação.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias