Beatriz Contelli   |   30/05/2025 18:19

Turkish Airlines anuncia novos investimentos em inteligência artificial

Plataforma pretende prevenir fraudes e contribuir para redução do consumo de combustível

Turkish Airlines
Projetos de IA da companhia também devem contribuir na redução dos custos operacionais
Projetos de IA da companhia também devem contribuir na redução dos custos operacionais

A Turkish Airlines anunciou a implementação da Red Hat, solução de inteligência artificial que busca melhorar a eficiência operacional em todos os seus processos e serviços, otimizar a manutenção técnica, aumentar a produtividade dos funcionários e impulsionar a satisfação de colaboradores e clientes.

A escalabilidade dos projetos agora é feita automaticamente graças aos recursos do Red Hat OpenShift AI, liberando as equipes de operações para se concentrarem em projetos de maior valor. O monitoramento integrado prevê economizar ainda mais tempo ao automatizar correções, permitindo que as equipes sejam mais autônomas e reduzindo os custos de manutenção.

Os projetos de IA da Turkish têm como objetivo aumentar a receita ao mesmo tempo em que reduzem os custos operacionais. Como parte dessa implementação, o uso do Red Hat OpenShift AI também aumentou a produtividade na fase de implantação, tornando o processo mais eficiente e dobrando a velocidade de entrega.

A companhia aérea garante que ao implementar a nova tecnologia de IA, já foi possível melhorar seus serviços nas seguintes áreas:

  • Maior precisão nos modelos de precificação dinâmica para venda de passagens aéreas;
  • Modelos avançados para prevenção de fraudes - seja em pagamentos com cartão ou no programa de fidelidade Miles&Smiles;
  • Chatbots de atendimento ao cliente foram implementados para aumentar tanto a satisfação dos clientes quanto a produtividade dos colaboradores;
  • Otimização da designação de aeronaves, considerando rotas, detalhes técnicos e consumo de combustível, permite o uso de modelos de IA para confirmar que a aeronave mais adequada foi selecionada em cada rota, resultando em economia de combustível;
  • Melhoria nos insights operacionais para um serviço mais eficiente, o que inclui melhor desempenho nas previsões de plano de solo, tempo de bloqueio e pontualidade, permitindo ações proativas em caso de previsões desfavoráveis, minimizando atrasos.

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