Karina Cedeño   |   28/11/2024 18:35

Diversidade deve ser considerada ao fornecer dados para IA, diz especialista

Nonna Alomaja, da Altour, também apresentou os produtos de IA desenvolvidos pela empresa


PANROTAS / Emerson Souza
Nonna Alomaja, VP Global Technology da ALTOUR
Nonna Alomaja, VP Global Technology da ALTOUR

É fato que a IA já faz parte da realidade de muitas empresas, mas ainda há alguns detalhes que devem ser levados em conta ao implementar – e trabalhar – com a tecnologia. Ao alimentar ferramentas de IA e machine learning com dados e informações, é preciso levar a diversidade em conta, de acordo com a VP Global Technology da ALTOUR, Nonna Alomaja, uma das palestrantes do Avipam Talks, realizado hoje (26) em São Paulo.

“Um exemplo disso é a Amazon, que fez uso de machine learning para filtrar candidaturas a vagas de trabalho. O sistema filtrou os candidatos, mas entre eles não havia mulheres. Ao analisarem o porquê disso, descobriram que os dados que treinaram a máquina se baseavam nos gestores dos últimos 30 anos da Amazon, que eram todos homens. Por isso, o sistema achava que o candidato precisava ser homem. Esse é um exemplo claro da importância da diversidade ao fornecer dados às tecnologias de IA”, afirma Nonna. Ela também citou como exemplo um sistema de reconhecimento facial que poderia reconhecer e diferenciar pessoas que eram brancas, mas pessoas negras não tinham essa diferenciação, pois a ferramenta não havia sido treinada com pessoas negras.

Esses casos são exemplos claros de que a representatividade e a diversidade devem estar presentes no uso de tecnologias como a Inteligência Artificial. Caso contrário, o funcionamento das ferramentas pode ser excludente ou não ocorrer como esperado.

Além de reforçar a importância da diversidade, Nonna apresentou os produtos de inteligência virtual desenvolvidos pela ALTOUR, que estão revolucionando o setor de viagens corporativas. Cada produto foi projetado para melhorar a experiência dos viajantes, tornando os processos mais rápidos, personalizados e eficientes. São eles:

AI BOOK

O AI BOOK é um sistema de reserva baseado em IA que funciona como um consultor VIP no bolso do viajante. Equipado com tecnologia de comércio conversacional e processamento de linguagem natural, ele permite que os viajantes façam reservas de forma intuitiva e rápida, seja para voos, hotéis ou aluguel de carros. O sistema é responsivo para dispositivos móveis e oferece hiperpersonalização, adaptando-se às preferências e necessidades de cada usuário.


AI INSIGHTS

O AI INSIGHTS é um portal robusto que fornece uma visão abrangente do programa de viagens das empresas. Por meio de um assistente virtual avançado, os gestores podem acessar relatórios simples, autorizar solicitações de viagens e monitorar o status de vistos e créditos de voos. Além disso, o sistema inclui mapas de localização de viajantes, notificações de Duty of Care e informações de sustentabilidade em viagens, garantindo segurança e eficiência no gerenciamento.


AI PREDICT

Com o AI PREDICT, as empresas podem antecipar interrupções em viagens antes que elas ocorram. A ferramenta utiliza algoritmos avançados para identificar possíveis atrasos e problemas no itinerário, notificando os usuários e conectando-os a um agente ao vivo para suporte imediato. Isso minimiza contratempos e garante que os viajantes estejam sempre um passo à frente.


AI RESPOND

O AI RESPOND permite que os viajantes se comuniquem com a ALTOUR no formato que preferirem, começando pelo e-mail e se expandindo para outros canais de comunicação. Essa flexibilidade facilita o suporte e oferece um atendimento ágil e acessível, reduzindo o tempo de resposta e melhorando a experiência do cliente.


AI TRANSFORM

Com o AI TRANSFORM, a ALTOUR traz inovação para a comunicação das políticas de viagem. A ferramenta utiliza inteligência artificial para criar vídeos personalizados e informativos que ensinam os viajantes a reservar viagens, atualizar seus perfis e entender as regras da empresa. Isso transforma conteúdos complexos em experiências visuais simples e envolventes.

Esses produtos exemplificam como a ALTOUR utiliza a inteligência virtual para transformar a jornada do cliente, desde a reserva até a resolução de problemas e a transformação digital. No entanto, como destacou Nonna, para que essas soluções sejam justas e inclusivas, é fundamental que os dados que alimentam essas tecnologias representem a diversidade da sociedade.


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