Laura Enchioglo   |   01/04/2025 16:34

Braztoa compensa emissões de carbono de 2024

Neutralização é uma parceria com Eccaplan; uma das iniciativas beneficiadas será o Terrus Carbon Coffee


PANROTAS / Emerson Souza
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) compensou todas as emissões de carbono geradas por suas atividades em 2024. No último ano, a associação promoveu a Convenção Braztoa, realizada na Patagônia, e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Gramado.

Além de neutralizar as emissões associadas a essas iniciativas, a entidade compensou todos os deslocamentos de sua equipe, incluindo viagens para feiras e eventos do setor, compromissos institucionais em Brasília, reuniões e o consumo de energia necessário para suas operações.

"Em 2024, a Braztoa percorreu diversos destinos pelo Brasil, participando de eventos que reforçaram nosso compromisso com a sustentabilidade no turismo. Levamos essa pauta adiante, incentivando práticas que minimizem impactos ambientais, fortalecendo alianças e inspirando mais empresas a adotarem escolhas conscientes"

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

"A sustentabilidade é um pilar fundamental para a entidade, e as ações realizadas ao longo do último ano refletem nossa dedicação às práticas responsáveis. Buscamos não apenas neutralizar nossas emissões, mas também incentivar outras organizações a adotarem medidas semelhantes", continuou Marina.

A compensação de carbono será realizada por meio de investimentos em projetos de preservação ambiental e reflorestamento. Uma das iniciativas beneficiadas será o Terrus Carbon Coffee, um projeto de agricultura regenerativa no Brasil que captura carbono no solo e reduz emissões na produção de café.

Com mais de 20 mil toneladas de carbono capturadas e impacto positivo em mais de 200 produtores, a iniciativa contribui para quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

A compensação das emissões ocorre em parceria com a Eccaplan, consultoria especializada em gestão ambiental e sustentabilidade, responsável pela implementação e monitoramento das ações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor