Além das Cataratas: 5 experiências diferentes para fazer em Foz do Iguaçu
Maior conjunto de quedas d’água do mundo não é o único atrativo da cidade
Quem vai a Foz do Iguaçu (PR) sempre foca o roteiro no passeio principal do destino: as Cataratas. Mas o maior conjunto de quedas d’água do mundo não é o único atrativo da cidade. Há muitas experiências que podem ser feitas por lá, inclusive dentro do próprio Parque Nacional do Iguaçu.
Confira abaixo cinco atividades diferentes que podem ser aproveitadas durante sua visita:
Circuito São João
PANROTAS / Karina Cedeño
Uma boa pedida para quem gosta de trilhas. Com 1,9 quilômetros de extensão, o percurso contempla uma caminhada dentro da Mata Atlântica e pontos de parada para banho em rios e cachoeiras (caso o nível da água permita).
Durante o passeio, há diversos pontos histórico-culturais que contam a história do Parque Nacional do Iguaçu, com informações e fotos sobre cada um. Há, também, um painel informando o que o visitante deve fazer caso encontre uma onça (tem coragem?).
A trilha tem início a aproximadamente 200 metros da Escola Parque, em entrada paralela à ciclovia, sentido Centro de Visitantes. Para acessar o circuito, os visitantes podem desembarcar na primeira parada de ônibus que circula dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Leve uma garrafinha de água, boné e roupas leves, pois embora o nível do percurso não seja difícil, a caminhada pode cansar. O acesso ao Circuito São João está incluso no ingresso do parque.
Espaço Usina
Depois de fazer a trilha do Circuito São João, a próxima parada dos turistas é neste espaço, que foi inaugurado recentemente pela Urbia Cataratas em parceria com o Parque Nacional do Iguaçu e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Espaço Usina é resultado da reinauguração da Usina São João, que foi a primeira hidrelétrica de Foz de Iguaçu, inaugurada em 1942 para fornecer energia ao Parque Nacional do Iguaçu e a outros serviços locais. Após funcionar até 1983, a usina foi desativada e agora foi revitalizada como um novo atrativo turístico, que inclui um circuito histórico, um café e trilhas pela Mata Atlântica.
No local, os visitantes podem fazer uma pausa para relaxar com vista para uma imponente cascata (que antes movia as turbinas da usina), tomar um café, comer um lanche e fazer uma pausa entre um passeio e outro.
O acesso ao novo local está incluso no ingresso regular do parque e o Espaço Usina funciona todos os dias, das 10h às 16h.
Bike Iguaçu
Já imaginou pedalar no Parque Nacional do Iguaçu por trilhas e caminhos cercados pela Mata Atlântica? Neste passeio os visitantes podem alugar bicicletas convencionais ou elétricas para viver uma experiência diferente em meio à natureza.
Como funciona a locação
É possível escolher entre períodos de duas, três ou quatro horas de locação, de acordo com o tempo e roteiro desejados. Se o turista quiser prolongar a experiência, pode adicionar horas extras.
As bikes estão disponíveis nos aros 20, 24, 26 e 29 (sujeito à disponibilidade) e os visitantes podem devolver as bicicletas em qualquer uma das três estações Bike Iguaçu disponíveis, podendo dar continuidade ao passeio nos ônibus do parque, caso queiram fazer uma pausa para descanso ou alterar o roteiro.
Trilhas e caminhos nos quais o visitante pode pedalar:
Ciclovia das Cataratas - 11,4 km
Percorra uma ciclovia pavimentada e imersiva na Mata Atlântica até o primeiro mirante das Cataratas do Iguaçu.
Caminho do Poço Preto - 18,5 km
Uma rota rica em biodiversidade, perfeita para quem quer uma aventura mais longa e silenciosa em meio à floresta nativa do Parque Nacional do Iguaçu.
Caminho das Bananeiras - 2,7 km
Uma experiência leve, ideal para quem deseja contemplar a natureza com tranquilidade e segurança.
Trilha da Canafístula - 2,2 km
Um percurso alternativo que conecta o visitante a um pedaço preservado e pouco conhecido do parque.
Vale destacar que o aluguel da Bike Iguaçu não dá acesso ao Parque, então é necessário também a compra do ingresso de acesso (Ingresso de Acesso a Cataratas não incluso).
Céu das Cataratas
Anoiteceu e, depois de um dia repleto de atividades você acha que não tem mais nada para fazer na cidade? Pois se enganou.
O Céu das Cataratas, mais novo atrativo do Parque Nacional do Iguaçu, oferece uma experiência de observação de estrelas e planetas em frente às Cataratas do Iguaçu.
A atividade é conduzida por dois especialistas: o astrônomo Janer Vilaça e o turismólogo Marcel Bonfada, ambos diretores do Cosmos Iguassu. Os visitantes se acomodam em esteiras com direito a vinho e manta para espantar o frio (caso as temperaturas estejam mais baixas).
Sem a interferência de luzes artificiais, o ambiente proporciona uma visualização privilegiada de corpos celestes e os dois especialistas conduzem os participantes pelos mistérios do Universo, abrindo espaço para perguntas e dúvidas que possam surgir.
Conceitos como o Big Bang, a formação de estrelas, galáxias, planetas são apresentados em uma linguagem acessível. Um telescópio potente fica à disposição dos visitantes para observar planetas e estrelas (já imaginou ver os anéis de Saturno ou as crateras da Lua através das lentes?).
No final da experiência, os especialistas prometem uma surpresa extraterrestre aos convidados. A atividade acontece exclusivamente aos sábados, para grupos de até 20 pessoas.
Amanhecer nas Cataratas
O nosso combo de passeios diferentes em Foz do Iguaçu não poderia deixar de fora as Cataratas. Você sabia que é possível visitá-las ao amanhecer, quando o parque ainda nem abriu para os visitantes?
Para vivenciar essa experiência exclusiva, é preciso acordar bem cedo, pois o primeiro ônibus com destino às quedas d'água sai do Parque Nacional do Iguaçu às 5h30. O passeio começa no início da Trilha das Cataratas e encerra com um café da manhã robusto no restaurante Canoas Mirim.
Há também a oportunidade de começar a aventura já no Espaço Naipi, com acesso direto ao elevador. O trecho até a Passarela das Cataratas, onde fica a Garganta do Diabo (queda com 80 metros de altura), é percorrido a partir dos elevadores panorâmicos.
Acredite, a luminosidade no início do dia é diferente e revela outros tons na vegetação e nas quedas d’água. Sem contar que nesse horário o parque está mais vazio, o que garante as melhores fotos no local.
O Portal PANROTAS viajou a convite da Urbia Cataratas e do ICMBio.