Conheça o AquaFoz, novo aquário em Foz do Iguaçu, em detalhes e fotos inéditas
Informe a linha fina
Com um investimento de R$ 140 milhões, foi inaugurado o AquaFoz, novo aquário localizado em Foz do Iguaçu (PR). O empreendimento operado pelo Grupo Cataratas deve gerar mais 400 empregos diretos e indiretos, esperando receber, anualmente, um milhão de visitantes.
A proposta do AquaFoz apresenta uma narrativa que conta a história da fauna e flora da região, com o Rio Iguaçu sendo o grande protagonista. Quem conhece o aquário irá mergulhar em um caminho que apresenta a biodiversidade dos rios e dos oceanos, numa forma de educar os visitantes pela preservação de todas as espécies.
Vimos que tinha uma história para contar aqui em Foz, com as Cataratas do Iguaçu, o Rio Iguaçu, o Rio Paraná e muito mais. Era uma oportunidade de colocar a biodiversidade dos rios em evidência, culminando, é claro, no oceano. Nós recebemos dois milhões de visitantes das Cataratas anualmente, mas as pessoas não têm ideia dos animais que vivem debaixo daquelas águas"
explicou Pablo Morbis, CEO e presidente do Grupo Cataratas
O percurso é autoguiado e distribuído em três andares, acompanhando o fluxo natural das águas, desde os rios Iguaçu e Paraná, passando pela Floresta Alagada, até os rios amazônicos e os ecossistemas marinhos. Ao longo do trajeto, som ambiente, projeções e painéis educativos conduzem a experiência, que também conta com áreas de alimentação e uma loja temática.
Mergulho nos rios
O Rio Iguaçu, que forma as Cataratas, nasce no Paraná e possui 1.320 quilômetros. Ele percorre diferentes regiões do Estado, Argentina e Paraguai, passando por mudanças em sua biodiversidade ao longo do percurso, até desembocar no Rio Paraná, que se encontra com o mar em Buenos Aires, capital argentina. O baixo, médio e alto Iguaçu, bem como o Rio Paraná, estão retratados nos primeiros tanques do AquaFoz.
Um fator importante sobre essa biodiversidade é que muitos peixes são endêmicos dessa região, ou seja, só vivem nesses rios. Isso faz com que seja, naturalmente, uma espécie ameaçada de extinção, então é primordial que existam espaços como este para trabalhar a conservação dessas espécies tão frágeis"
explicou Rafael Franco, biólogo responsável pelo AquaRio e AquaFoz
O trabalho de um aquário, portanto, vai muito além de educar visitantes. É um espaço de pesquisa. No AquaRio, empreendimento do Grupo Cataratas localizado no Rio de Janeiro, o trabalho para preservação tem tido sucesso, com espécies sendo reproduzidas por lá.
Biodiversidade amazônica
A ideia do AquaFoz está intrinsecamente ligada à biodiversidade dos rios. Além dos rios Iguaçu e Paraná, o aquário também apresenta as espécies amazônicas. Muitos dos tanques, inclusive, mostram peixes bem pequenos, numa forma de conectar o visitante a espécies desconhecidas e destacar a importância de todos os tipos de preservação.
Encontro do rio com o mar
A última etapa do circuito apresenta aos visitantes os ecossistemas marinhos. Peixes-palhaços, águas vivas, corais, tubarões, raias e outros animais podem ser vistos de perto. São diversos pequenos aquários até chegar ao maior tanque do AquaFoz.
O tanque oceânico, maior do aquário, conta com painéis de acrílico de cinco metros de altura e onze metros de largura, com 19 cm de espessura. Cada painel pesa 13 toneladas. O sistema de filtragem de última geração garante a qualidade da água e o bem-estar animal. Já a água salgada é preparada com sal de pureza utilizada nos principais aquários internacionais.
A forma de contar a história não é à toa: mostra aos visitantes a importância de se preservar os rios para que tenhamos oceanos saudáveis. Por isso, o grande tanque do AquaFoz divide espaço com o tanque de rio, apresentando justamente esse encontro entre rio e mar.
Interatividade e educação
A proposta também une muitos momentos lúdicos e de educação, em que os visitantes podem aprender através de jogos e brincadeiras interativas. Em um deles, por exemplo, um tanque de areia pode ser moldado para criar oceanos, ilhas e vegetação.
Detalhes do AquaFoz
- 28 recintos
- 3,3 milhões de litros d’água
- Mais de 300 espécies de animais
- Entre os habitantes do AquaFoz estão tubarões-lixa, galha-branca, leopardo, bambu e freycineti, além de raias de água doce e salgada, baiacus, peixes-palhaço, cavalos-marinhos, piranhas e piraras.
- Segundo maior aquário da América do Sul
- Tanque oceânico conta com painéis de acrílico de 13 toneladas
A PANROTAS viajou a convite do Grupo Cataratas.
