Conheça Rotas Especiais e Temáticas da Chapada Diamantina
Sebrae lançou as Rotas Especiais, uma combinação entre Turismo rural, gastronomia e experiências
Entre guias, agentes de viagens e turistas há um consenso sobre a Chapada Diamantina: não dá para conhecer tudo o que destino tem para oferecer em apenas uma visita. Há quem diga que leva uma vida para desbravar todos os atrativos, afinal estamos falando de belezas naturais espalhadas por um território do tamanho da Suíça.
Mas não pense que o ecoturismo é o único chamariz do local. O agroturismo tem potencial para atrair quem procura uma viagem que vai além da aventura, conhecendo toda a cadeia de produtos da Chapada.
Pensando nessa riqueza que mistura Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga e na qualidade e criatividade dos produtores que ali vivem, o Sebrae lançou em setembro as Rotas Especiais, uma combinação entre Turismo rural, gastronomia e experiências autênticas. O trabalho da entidade é capacitar os agricultores da região sobre como receber e atender os turistas e como adaptar as propriedades para se tornarem visitáveis.
O lançamento das Rotas Especiais representa não apenas uma novidade de portfólio para os profissionais de Turismo, mas também um indicativo de para onde caminham as tendências do setor: Turismo de experiência, de conexão local e de valor agregado.
“São propriedades que já recebiam alguns turistas e agora recebem o apoio do Sebrae para ajudar a formatar essas experiências e, consequentemente, fazer com que esse fluxo aumente”, afirma o coordenador de comércio e serviços do Sebrae Bahia, Edicarlos Moreira. “Trazer esse tipo de Turismo faz com que esse visitante tenha uma experiência memorável.”
A chapada sempre teve uma vocação muito forte para produtos de alta qualidade. E o Sebrae viu essa oportunidade de trabalhar a qualificação dessas propriedades e produtos em todas as etapas de produção"
acrescenta o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos
As Rotas Especiais do Sebrae são organizadas por temáticas:
- Rota dos Cafés Especiais: Convida os turistas a conhecerem produtores locais e seus cafés especiais, desde sentir o aroma dos grãos, visitar a plantação até a degustação, em fazendas situadas em Mucugê, Ibicoara e Piatã.
- Rota das Frutas Vermelhas: Revela o potencial de produção e sabor de frutas vermelhas como morango, amora preta, framboesa e mirtilo nas propriedades rurais de Mucugê e Palmeiras.
- Rota Sensorial: Apresenta propriedades rurais em Morro do Chapéu que estimulam todos os sentidos dos visitantes com produções de vinhos, queijos, embutidos, óleos essenciais, produtos da agricultura orgânica e rosas do deserto.
Rotas acessíveis e com conforto
Diferentemente de outros famosos destinos de ecoturismo, como Jalapão e Chapada dos Veadeiros, a Chapada Diamantina peca por ainda ter poucas atrações acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, as Rotas Especiais prometem ampliar o leque de ofertas para os profissionais do Turismo.
“Atendo um público que procura o roteiro de aventura, mas também gosta do conforto. É uma oportunidade de conhecer a Chapada em outro ritmo”, afirma Norbert Leitsch, que atende majoritariamente o público estrangeiro 60+ na Odara Tours.
As Rotas Especiais são organizadas em três temáticas: Cafés Especiais, Frutas Vermelhas e Sensorial.
Rota dos Cafés Especiais
Em famtour feito pelo Sebrae, profissionais de Turismo conheceram a Fazenda Matos, em Ibicoara (BA), onde é produzido o Agrocafé Igaraçu. A visita conduzida pela proprietária Tadeane Matos é rica em detalhes – ela leva o visitante da colheita até a torra dos grãos e ainda degusta um dos melhores cafés do Brasil.
“Nossa missão como produtores de cafés especiais é mostrar ao brasileiro que café não é apenas uma bebida quente para se manter acordado. Merecemos tomar um café de qualidade e precisamos entender que o Brasil é terra do melhor café do mundo”, defende Tadeane.
AGROCAFÉ IGARAÇU
Endereço: Rua Francisco Costa e Silva nº 5231, Bairro: Cascavel – Ibicoara (BA)
Nome da pessoa de Contato: Tadeane Matos
Tel: (77) 98145.7676
https://cafeigaracu.com.br | @agrocafeigaracu
Rota das Frutas Vermelhas
Foi-se o tempo que a produção de frutas vermelhas era exclusividade da região sul do País. Morango, framboesa, amora e mirtilo estão ocupando importante espaço nesse paraíso chamado Chapada Diamantina. A colheita acontece o ano todo graças à amplitude térmica e à luminosidade da região. Hoje, cerca de 20 mil pessoas vivem da produção das frutas vermelhas na região baiana.
Ao visitar qualquer um dos sítios, o visitante conhece toda a produção. Enquanto anda pela plantação, dá para provar os morangos mais lindos e suculentos direto do pé. Ao fim da visita, ainda há degustação de geleias e licores.
SÍTIO FRUTAS VERMELHAS
Localização: Povoado de capãozinho Zona rural, Mucugê (BA)
Pessoa de contato: Uvilson e Elieda
Tel: (75) 98211-1937
@sitiofrutasvermelhas
SÍTIO DO GALERA
Localização: Fazenda Libâno, Zona Rural, Mucugê (BA)
Pessoa de contato: Júlia Araújo Galera
Tel: (75) 98189.9465
@sitiodogalera
Rota Sensorial
A Rota Sensorial oferece uma maneira particular de viver a Chapada Diamantina. Aqui o visitante encontra um portal para a conexão com sabores, aromas e texturas. Entre os atrativos estão vinícolas, uma produção de defumados artesanais, um meliponário e um rancho onde se cultivam cactos e uma rosa originária da África. Mas a dica é começar essa imersão por uma produção de óleos essenciais.
Gerânio, lavanda, melaleuca, alecrim, jurema branca, arruda da serra e tantas outras espécies são conhecidas pelos visitantes já na entrada da Akã Óleos Essenciais. Localizada em Morro do Chapéu (BA), a empresa cultiva e extrai óleos essenciais de plantas nativas da Chapada com manejo orgânico e sustentável, em parceria com comunidades quilombolas.
João Cerqueira foi o idealizador do projeto, que agora conta com as expertises da filha e do genro dele. Os três, junto com o trabalho de assessoria do Sebrae, viabilizaram um projeto que faz da Akã uma das experiências marcantes das Rotas Especiais.
“Adaptamos o espaço para receber visitantes e, assim, criamos um jardim sensorial para que as pessoas pudessem conhecer as plantas sem ter que ir tão longe. Nós queremos levar o bem-estar que essas plantas trazem para cada vez mais pessoas”, conta Cerqueira.
AKÃ ÓLEOS ESSENCIAIS
Fazenda Palmeira, S/N, Povoado de Barra 2, Zona Rural. Morro do Chapéu (BA)
Nome da pessoa de Contato: Ricardo Duarte e Laís Cerqueira
Tel: (74) 99922.6363
www.akaoleosessenciais.com.br |@aka.oleosessenciais
A capital do vinho na Chapada
O vinho é um mundo a parte nas Rotas Especiais, e é em Morro do Chapéu que estão concentradas as principais vinícolas. Não é por menos que a cidade recebeu o título da Cidade do Vinho na Chapada Diamantina.
Em dois dias, a PANROTAS conheceu as vinícolas Vaz, Santa Maria e Reconvexo. Os visitantes fazem um tour pelos parrerais, processo de produção e história de cada vinícola e, ao fim, claro, a degustação dessas joias da Chapada Diamantina. Não à toa o enoturismo se tornou a principal fonte de renda para essas vinícolas.
VINÍCOLA VAZ
Estrada do Morrão, s/n. Alto do Bonito. Morro do Chapéu (BA)
Nome da pessoa de contato: Jairo Vaz
Tel: (71) 99718.9890
www.vinicolavaz.com | @vinicolavaz
VINÍCOLA SANTA MARIA
Fazenda Capãozinho, Vale Ouro, Morro do Chapéu (BA)
Nome da pessoa de contato: Laura Garcia e Mayra Garcia
Tel: (74) 99922.2905
@vinicolasatamaria
VINÍCOLA RECONVEXO
Passagem Velha, zona rural, Morro do Chapéu (BA)
Nome da pessoa de Contato: Rafael Bezerra
Tel: (71) 98702.0292
www.vinicolareconvexo.com.br | @vinicolareconvexo
Charcutaria artesanal
Apreciar um bom vinho é só um dos luxos que o visitante pode ter na Chapada Diamantina. Passe na Charcutaria Sabor Latino e se depare com uma das surpresas deliciosas que a Chapada Diamantina guarda para os viajantes.
Benedito Maciel produz embutidos artesanais de carneiro, porco e frango. Aqui o que vale é a técnica, e o tempo é ingrediente -- a cura é lenta, levando dias para uma peça ficar pronta.
Os destaques são o guanciale (bochecha de porco curada), a linguiça de cordeiro e o jamón, “o primeiro em larga escala da Bahia”, afirma Maciel.
A dica é levar para casa um embutido de sua preferência e harmonizar com um vinho da Chapada.
CHARCUTARIA SABOR LATINO
Avenida Utinga, km 407 SN. Morro do Chapéu (BA)
Nome da pessoa de contato: Mauricio Sodré
Tel: (74) 99809.4357
@saborlatinodefumados
O famoso cacau da Bahia
Os chocolates da Adamas surpreendem. A dona e criadora da marca, Letícia Oliveira, utiliza o cacau de Ipiaú (BA) para criar chocolates dos mais simples aos mais inusitados -- experimente o de frutas vermelhas e o de grana padano.
O processo, como tudo nas Rotas da Chapada, é artesanal, o chamado "bean to bar" (do grão à barra). Isso garante um chocolate artesanal de alta qualidade. Letícia controla todas as etapas da produção, desde a compra dos grãos de cacau até a barra final -- aonde sua criatividade vai longe.
FÁBRICA DE CHOCOLATE ADAMAS
Rua Direita do comercio – Mucugê (BA)
Nome da pessoa de contato: Letícia Oliveira
Tel: (75) 981859822
@adamaschocolates | adamaschocolates@gmail.com
Uma verdadeira experiência sensorial no meliponário
Vivenciar uma experiência única no meio de abelhas nativas sem ferrão é um dos atrativos do Bee Origem Ecoturismo, empreendimento familiar tocado por Marcos Adriano e seus pais Batista e Maria.
O projeto leva o visitante a se encantar com o mundo das abelhas e a conhecer a importância delas para a manutenção da biodiversidade. Autodidata, Adriano se tornou referência no tema e hoje ministra palestras pelo Brasil afora.
No local, o turista pode experimentar a melipoterapia -- uma prática que conecta corpo e mente ao zumbido harmonioso e aroma do mel -- e fazer uma degustação guiada de meles de diferentes espécies, cada um com um sabor peculiar e específico. Ao final, o visitante pode provar pães e outros derivados do mel.
Rua Zona Rural Capãozinho estrada para o Guiné – Mucugê (BA)
Nome da pessoa de contato: Marcos Adriano S. Rocha
Tel: (75) 983110644
@beeorigem_eco | beeorigem@gmail.com
A Rosa do Deserto se encontrou na Chapada
Leo Melo/Divulgação
O agrônomo e professor Júlio Villar, junto com sua esposa Damares, dedica-se à criação da Rosa do Deserto (Adenium), uma espécie rara originária da África que se encontrou no solo da Chapada Diamantina.
As visitas são diárias, é só chegar e esperar valer todo o trajeto só para ouvir Júlio, professor, agrônomo e excelente contador de história, ainda mais quando o assunto é o seu jardim – nele há mais de 10 mil exemplares dessas rosas e cactos. Aproveite para levar uma muda para casa, a partir de 10 reais.
Gastronomia raiz
Nas Rotas Especiais, a imersão pela região também acontece nas paradas para o almoço. Do fogão a lenha saem godó de banana verde, pirão de maxixe, refogado de palma (cacto típico da região) e galinha caipira. É a chamada cozinha do garimpo, culinária que carrega a história do povo que sobreviveu da extração do diamante naquela região.
Para provar essa experiência, visite o Restaurante Boa Vista, na Comunidade Quilombola Barra II, atrás do terreno da Akã Óleos Essenciais.
Outra opção é terminar o passeio na Bee Origem, com o almoço feito pela Andreia, irmã de Adriano, ali mesmo no meliponário.
Turismo rural e sustentabilidade
O agroturismo das Rotas Especiais da Chapada é sobre agricultura familiar, processos artesanais e respeito à qualidade. Por isso, o uso de defensivos agrícolas é raro nessas produções, a artesanalidade é regra e o desperdício é impensado. Nada se perde e tudo se aproveita.
Mais do que minimizar impactos, a proposta desse roteiro é criar experiências que respeitem a cultura local, mantenham a biodiversidade e garantam benefícios reais para as comunidades que recebem visitantes. Essa conexão reforça a importância da agricultura familiar como guardiã da biodiversidade e como motor da economia regional. Assim, cada experiência vai além do Turismo: é um encontro entre culturas, onde a preservação ambiental, o consumo consciente e a valorização da comunidade caminham juntos.
Contato para saber mais sobre o produto
Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800