
Experiências autênticas na Suíça quebram o estigma de que o país é caro
País revela experiências autênticas que combinam tradições seculares, gastronomia local e muito mais
A Suíça oferece muito mais do que paisagens alpinas deslumbrantes e chocolates famosos mundialmente. O país revela experiências autênticas que combinam tradições seculares, gastronomia local e contato direto com a natureza, quebrando o estigma de que tudo na Suíça é necessariamente caro.
Fondue com as vacas em Gstaad
Uma das experiências mais autênticas de Gstaad é o "fondue backpack". Equipados com um kit que contém fondue cremoso clássico ou aromático de trufa das laticínios locais, pão crocante de fondue das padarias regionais, temperos, panela de fondue (caquelon), rechaud com combustível, além de pratos e garfos, os visitantes exploram vários pontos espalhados pelas montanhas, onde enormes estruturas de madeira em formato de panelas de fondue gigantes (caquelons XXL) estão disponíveis para uso público.
Esses pontos oferecem vistas panorâmicas espetaculares dos Alpes, permitindo que os visitantes desfrutem de sua refeição cercados pela natureza e, frequentemente, na companhia das vacas que pastam nos campos alpinos. A experiência pode ser vivenciada a pé, de esquis ou raquetes de neve, e o kit deve ser reservado com um dia de antecedência.
Workshop de fazer queijo em fazenda de Interlaken
Outra experiência legítima é um workshop de fazer queijo em uma fazenda alpina nas montanhas ao redor de Interlaken. Feita para toda a família, a atividade combina tradição, gastronomia e contato direto com a natureza. A experiência de cerca de cinco horas conta com café da manhã alpino, workshop de fabricação de queijo, encontro com as vacas, banho de pés no soro do leite e visita à adega de queijos. Caminhada por meio dos prados suíços e uma seção de floresta com cachoeira levam o visitante a uma fazenda alpina.
A experiência inclui um café da manhã tradicional de fazendeiro com pães frescos, geleias caseiras e variedade de queijos locais e linguiças artesanais, tudo com vista para os Alpes suíços. Durante o workshop, os visitantes aprendem métodos tradicionais de produção de queijo, desde o aquecimento e coagulação do leite até a moldagem e envelhecimento, com a oportunidade de fazer seu próprio queijo para levar para casa.


Esta e outras experiências fazem parte do Guia de Férias PANROTAS 2026, que já está disponível em versão impressa e digital. Leia agora: