PANROTAS+
LUXO
le miami

LE Miami: onde o luxo se apresenta e se reinventa a cada ano

Beatrice Teizen

Feira sempre traz uma proposta diferenciada, unindo negócios com experiências autênticas

Há mais de uma década, sempre no final de maio ou início de junho, a cidade de Miami, na Flórida, recebe um dos eventos mais vibrantes do calendário de Turismo: a LE Miami, feira de Turismo de luxo que traz uma proposta diferenciada, unindo negócios com experiências autênticas, em um formato que lembra um festival. 

Com uma presença significativa de agentes de viagens brasileiros, o evento reúne, principalmente, hotéis de luxo e propriedades icônicas e que – geralmente – só participam, de fato, da LE Miami.

Isso, segundo os profissionais do Turismo, é um motivo para a vinda de muitos deles. É, também, um dos fatores que fazem com que a feira seja uma das mais interessantes, diferentes e agitadas do calendário do segmento de viagens de alto padrão.

A PANROTAS teve a oportunidade de acompanhar e fazer a cobertura da LE Miami pela primeira vez neste ano. E entendeu, de perto, porque este evento é um marco na agenda de quem trabalha com o melhor que há em Turismo de luxo.

O novo conceito de luxo

Divulgação Le Miami conta com diversas ativações e experiências exclusivas
Le Miami conta com diversas ativações e experiências exclusivas

A palavra “luxo” já foi sinônimo de ostentação: hotéis cinco estrelas com mármore do chão ao teto, passagens aéreas em cabines ultra privativas e experiências inacessíveis à maioria das pessoas. Hoje, no entanto, esse conceito evoluiu. O que o viajante de luxo busca não é apenas o que é caro, mas o que é exclusivo, autêntico e memorável.

O evento evidenciou que o luxo atual é menos sobre mostrar e mais sobre sentir. Trata-se de vivenciar algo que não pode ser facilmente replicado: aprender com comunidades locais, explorar destinos fora do óbvio, experimentar o equilíbrio entre corpo e mente em hotéis que combinam wellness e sofisticação.

O viajante premium: exigente e transformado

PANROTAS / Beatrice Teizen Entrada para a Le Miami – vibrante desde o inicio
Entrada para a Le Miami – vibrante desde o inicio

Esse público é multifacetado. De um lado, estão os jovens que cresceram em um mundo conectado e querem experiências “instagramáveis”, mas com substância. De outro, os viajantes tradicionais, que antes priorizavam o conforto absoluto e agora buscam propósito em cada viagem.

Seja qual for o perfil, todos têm algo em comum: querem que cada viagem conte uma história única. 

Não basta visitar Paris; é preciso ter acesso a um jantar exclusivo em um ateliê de arte. Não basta se hospedar em um resort no Caribe; é necessário ter um programa de bem-estar personalizado que una fitness, gastronomia e relaxamento.

As grandes tendências do Turismo de luxo

Na LE Miami 2025, ficou claro que a indústria caminha em direção a quatro grandes eixos:

Exclusividade sob medida: experiências que parecem feitas para uma única pessoa, seja um roteiro gastronômico elaborado pelo próprio chef ou um passeio em rotas alternativas na Espanha, como os paradores apresentados pela Turespaña;

PANROTAS / Beatrice Teizen Soraya Zaoudi, da Turespaña
Soraya Zaoudi, da Turespaña

Bem-estar elevado a experiência principal: academias de alto padrão, retiros de yoga e programas de saúde integrados não são mais complemento da viagem, mas o produto em si. O Equinox Hotel, em Nova York, mostra bem como é isso com seu conceito “fitness luxury”;

PANROTAS / Beatrice Teizen Brian Luptowski, do Equinox
Brian Luptowski, do Equinox

Autenticidade e cultura: o viajante quer se conectar ao que é real. Destinos que valorizam suas raízes – da cena esportiva de Miami à gastronomia premiada local – conquistam espaço no calendário de luxo.

PANROTAS / Beatrice Teizen Joe Docal e Carolyn Corrigan, do Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB)
Joe Docal e Carolyn Corrigan, do Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB)

Eventos como imã de luxo: grandes competições esportivas, festivais de arte e happenings culturais se tornaram catalisadores de viagens premium, pois oferecem acesso e exclusividade para poucos.

Brasil presente e conectado

A presença de profissionais brasileiros em peso mostrou que o País está cada vez mais conectado a essa indústria. Seja para comprar novos produtos e experiências, seja para até mesmo posicionar o Brasil como destino de luxo, o networking em Miami reforçou a relevância desse mercado.

Consultores de viagens de grupos Travel Designers Group, Embark Beyond e Primetour, além de agências como Sete Mares, Matueté, Teresa Perez, foram em busca de novidades e, principalmente, contatos para construir uma rede robusta de opções para os clientes.

PANROTAS / Beatrice Teizen Parte dos agentes e operadores brasileiros que vão à Le Miami em busca das principais novidades do Turismo de luxo
Parte dos agentes e operadores brasileiros que vão à Le Miami em busca das principais novidades do Turismo de luxo

A busca de agentes e operadores nacionais por novidades exclusivas comprova, inclusive, que o viajante brasileiro de alto padrão segue exigente e aberto a investir em experiências transformadoras. Ao mesmo tempo, marcas internacionais olham para o Brasil como um público de alto potencial, interessado em inovação e qualidade.

O luxo como mentalidade

Mais do que um nicho, o luxo se tornou uma mentalidade dentro do Turismo global. Ele influencia desde os grandes resorts até as companhias aéreas e destinos que querem atrair esse público. O que está em jogo não é apenas a renda disponível, mas a disposição de pagar por aquilo que é verdadeiramente significativo.

Divulgação O ambiente é moderno, instigante, luxuoso, mas sem ser suntuoso. Só se vê na Le Miami
O ambiente é moderno, instigante, luxuoso, mas sem ser suntuoso. Só se vê na Le Miami

A LE Miami mostrou que, se o luxo do passado era um espelho dourado de status, o luxo de hoje é um convite a olhar para dentro – e para o mundo – de maneira mais profunda, mais consciente e mais personalizada.

E, nesse cenário, a feira segue como vitrine indispensável: ousada, inspiradora e essencial para quem quer entender o futuro das viagens de alto padrão.

A PANROTAS viajou a convite da LE Miami, com proteção Intermac.

Publicada em 01/12/2025 15:04 - Atualizada em 01/12/2025 15:06
Tópicos relacionados
Foto de Beatrice Teizen

Conteúdos por

Beatrice Teizen

Jornalista formada pela PUC-SP, com experiência em redações como Forbes Brasil e Agora São Paulo, além de colaborações para CNN Brasil e UOL. Entrou na PANROTAS em 2017, com foco especialmente no PANROTAS Corporativo, e, desde 2021, atua como coordenadora de Redação

Ver todos os conteúdos publicados por Beatrice Teizen no Portal PANROTAS.