
Mergulhe em experiências exclusivas na Serra da Mantiqueira
É de Gonçalves, do lado mineiro, um dos mais interessantes produtos da região: o Mantiqueirias.
A vocação turística da região da Serra da Mantiqueira, na divisa dos Estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, é bem conhecida, especialmente em destinos como Campos do Jordão, Itatiaia e Santo Antônio do Pinhal. Mas é de Gonçalves, do lado mineiro, um dos mais interessantes produtos da região: o Mantiqueirias.
Experiência Universo dos Fungos
Na Casa dos Cogumelos (@casadoscogumelos), na área rural de Gonçalves (MG), Felício guia os visitantes pela mata, mostrando o rico mundo micológico. Uma aula de biologia e de vida - já que você caminhará pela natureza com outros olhos a partir de agora! Depois, conhecerá, no escurinho de um grande galpão, o cultivo de shimeji e shitake, suas semelhanças e (muitas) diferenças. Para fechar, todos vão à casa do produtor aprender como limpar, guardar e cozinhar os cogumelos. E depois de mais uma horinha de ótima conversa, saborear os pratos preparados pelo anfitrião.
Oficina de geleias e chutneys
Fernanda, d’A Senhora das Especiarias (@asenhoradasespeciarias), é uma alquimista. Em sua loja de 25 anos em Gonçalves há todo tipo de geleia, molho e chutney. Combinações de frutas e temperos que, de vez em quando, ela compartilha com alguns clientes. Em uma oficina de duas horas, com no máximo 12 pessoas, ela ensina o preparo (cada um tem o seu fogareiro), o jeito de mexer e outros truques. No final, você prova as receitas de todo mundo e leva um pote da sua alquimia para casa.
Visita à Fazenda Zalaz
A Zalaz (@zalazbrasil) começou, há mais de dez anos, como uma cervejaria. Em Paraisópolis (MG), o casal Fabrício e Júnia oferece hoje uma experiência que eles chamam de servir “seu prato, copo e xícara”. O tour começa por um passeio do trator, conhecendo os diferentes cultivos, seguido de uma degustação de café. Depois, vamos para a cervejaria, entender o processo produtivo, provando alguns dos estilos – muitos dos insumos vêm da propriedade (que, inclusive, tem hoje uma escola). Por fim, um almoço (que almoço!) de quatro tempos, com harmonização de todos os pratos. Duração: 4 horas.


Esta e outras experiências fazem parte do Guia de Férias PANROTAS 2026, que já está disponível em versão impressa e digital. Leia agora: