TFest 2025: buyers brasileiros destacam tendências para o mercado de luxo
Feira global de viagens de alto padrão volta em 2026 à Riviera Maya, no México
PLAYA DEL CARMEN – O Capítulo VI: Radiance, do TFest, terminou no final de outubro no Fairmont Mayakoba, na Riviera Maya. Em 2026, a feira global de viagens de luxo da Private Luxury Events (PLE) volta à Playa del Carmen para escrever o Capítulo VII: Aura.
“No Capítulo VII, estamos pensando em criar critérios específicos para os fornecedores. Queremos ter certeza de que atendem aos nossos padrões de sustentabilidade e do que consideramos wellness”, disse Christy Kuplic, diretora da PLE. “Como o mercado de Turismo de alto padrão já constatou, ter um spa não significa estar comprometido com bem-estar”.
Com foco em bem-estar e sustentabilidade, o evento de viagens de luxo reuniu cerca de 600 compradores e expositores de todo o mundo. Entre os consultores, em torno de 45% eram das Américas, sendo 40% dos Estados Unidos, e 30% da Europa. A delegação brasileira cresceu este ano atendendo a pedidos de fornecedores interessados no mercado da América Latina:
“O número de brasileiros em 2025 aumentou atendendo a um pedido dos fornecedores, principalmente europeus, e o nível dos compradores latino-americanos em geral foi muito elogiado”, contou Christy Kuplic ao Portal PANROTAS.
A América Latina é um mercado importante, tanto consumidor como para atrair visitantes de alto padrão, e vamos focar nosso desenvolvimento de negócios nas Américas como um todo. Queremos cada vez mais trazer para o TFest travel advisors do México e das Américas Central e do Sul.”
No encontro deste ano, as cinco representantes de agências brasileiras foram Ana Clara Girundi, da Matueté; Ana Ghellardi, da Kangaroo Tours; Julia Resende, da Escape Travel; Natascha Jonov, da Nplanos Viagens, e Renata Garcia, da Go2GrowTravel. Conversamos com três delas depois do evento para saber o que acharam da feira e como veem o mercado.
Ana Ghellardi, da Kangaroo Tours
“O que mais me chamou a atenção no TFest foram as experiências. As pessoas ficam mais próximas, conseguem ter trocas umas com as outras. Fiz uma atividade de snorkeling, por exemplo, e foram 30 minutos conversando com três fornecedores na ida e outros 30 na volta. Achei muito interessante e funcionou bem. Amei. Todas as experiências são uma forma diferente de fazer networking. Foi fantástico.”
Aposto em Alasca, inclusive um dos expositores que estava no barco era de lá. Temos vendido muito Arábia Saudita, é o destino com mais procura atualmente, principalmente pelo Shebara Resort. Coreia do Sul e Japão também continuam em alta, já temos reservas para até 2027. Neste contexto, Alasca é um produto diferente para nossos clientes. E estamos investindo em cruzeiros de um modo geral.”
“Percebo uma mudança de perfil no mercado consumidor brasileiro de alto padrão. Os brasileiros estão procurando saber mais sobre hotéis remotos e experiências locais. É cada vez maior a preocupação com a sustentabilidade, e em entender como o hotel se comporta em relação às comunidades. Isso reflete o que é luxo hoje: o acesso à natureza em lugares remotos. Pode ser uma ilha mais afastada em Seychelles ou um barco na Amazônia brasileira, que, antes da pandemia, praticamente só recebia estrangeiros.”
Renata Garcia, da Go2GrowTravel
“O maior destaque do TFest foi o foco em intimidade e exclusividade. Não se trata mais apenas de serviço impecável, mas sim de criar viagens que são completamente adaptadas ao indivíduo, onde o tempo e o acesso são os maiores luxos. Luxo é decidir o seu próprio ritmo, vivenciar algo único, deixar um impacto positivo no destino. É se sentir parte de algo maior e de colecionar memórias que têm valor duradouro O viajante de alto padrão brasileiro está mais consciente do seu rastro, e procurando hotéis com certificações ambientais robustas.”
O foco é passar mais tempo em menos lugares, absorvendo a cultura local. Japão tem agora alta demanda por experiências culturais e gastronômicas. Itália, especialmente Sul e ilhas, por busca por experiências regionais autênticas fora do eixo Roma-Milão-Veneza.”
“Alguns exemplos de tendências são hotéis boutique e buyouts, de logdes e villas a ilhas e vinhedos, porque há crescente valorização de viagens multigeracionais, exigindo acomodações espaçosas e atividades que agradem a diferentes faixas etárias; experiências de cozinhar com chefs renomados ou visitar locais históricos fora do horário de abertura ao público em geral; Japão e Sudeste da Ásia; cruzeiros de expedição em iates para Antártida, Groenlândia ou Patagônia, que combinam aventura com serviço de alto padrão; bem-estar como uma jornada que integra alimentação saudável, fitness, terapias holísticas.”
Julia Resende, da Escape Travel
“Gostei bastante do formato das conexões, das interações do TFest. As experiências, tanto os passeios quanto os jantares e as festas, fazem a gente conhecer um pouco mais os colegas de trabalho em ambientes informais. Isso mostra como o luxo está cada vez mais ligado à autenticidade e à personalização.
Percebi um foco crescente em destinos menos óbvios e em experiências e hospitalidade focadas em bem-estar, com um cuidado genuíno em criar impacto positivo. Estamos buscamos produtos que tragam personalidade e propósito, que realmente conheçam seu território. Na Europa, Islândia e regiões menos exploradas da França e da Itália conectam luxo, natureza e significado. Temos visto muita procura por destinos de natureza, incluindo neve, e lugares com gastronomia e cultura autênticas. Hospedagens menores, com serviço personalizado, têm ganhado destaque. Retiros de bem-estar e de autoconhecimento também estão crescendo bastante.”
O viajante brasileiro continua valorizando conforto e serviço, mas hoje busca experiências mais exclusivas e transformadoras. Vejo um olhar mais atento para a qualidade do tempo, de querer sentir que é parte de algo maior. Isso redefine o conceito de luxo. Luxo é poder escolher experiências que despertem emoções reais, façam bem, respeitem o entorno. Algo que gera conexões humanas e memórias significativas.”
O SUCESSO DO FORMATO DO TFEST
O formato do TFest combina encontros de negócios individuais pré-agendados com networking informal e experiências imersivas voltadas para o bem-estar, um dos segmentos que mais cresce e influencia viagens de luxo em todo o mundo. É o maior evento da PLE, com sede em Londres e especializada há uma década em Turismo de luxo.
A empresa organiza também o Amour (voltado para destination weddings, será em novembro de 2026, em Veneza), o Private Luxury Forum (com datas para 2026 em Dubai; Split, na Croácia, e Bodrum, na Turquia) e o Ultra by PLE, no final de janeiro, em Dubai. Com foco em ultraluxo, o Ultra é um evento boutique, com apenas cem expositores.
Entre os exibidores do TFest 2025, estavam grandes redes hoteleiras, como Accor, Hyatt e Marriott, e hotéis independentes, entre eles Fogo Island Inn, no Canadá, e Casa Pestagua, em Cartagena, na Colômbia. E um único expositor brasileiro, o Hotel Casana, na Praia do Preá, no Ceará, que foi representado pelo gerente-geral, Gustavo Camargo.
“Nosso público é composto por 60% de brasileiros”, apontou Gustavo Camargo, do Casana.
“Entre os estrangeiros, 90% são europeus. Mas estamos começando a olhar para o mercado de um modo geral e a investir nas Américas posicionando o Casana como um hotel kite-in kite-out, como fazem os resorts de esqui. É só pisar na areia, pegar a vela e ir para o mar”.
“É a primeira vez que tivemos um fornecedor brasileiro no TFest”, comemorou Marina Generali, que desde o primeiro semestre de 2025 é a gerente para Desenvolvimento de Negócios na América do Sul. “O Casana é o primeiro, mas outros virão”.
Os temas dos seis primeiros capítulos da feira foram Reunião, Ascensão, Chamado, Viagem, Elevação e Radiance. Nos três primeiros anos, o evento foi realizado em Dubai. Nos três últimos, no Fairmont Mayakoba, que também será a sede do Capítulo VII: Aura.
Mayakoba fica a 50 km ao sul do Aeroporto Internacional de Cancún e se espalha por mais de 200 hectares entre o verde exuberante da floresta da Península de Yucatán e o azul-turquesa do Mar do Caribe. São cerca de 35 bares e restaurantes, quatro spas, centro de esportes aquáticos, campo de golfe e trilhas. Além do Fairmont, há ainda Banyan Tree, Rosewood e, a partir de fevereiro de 2026, o Alila, o primeiro resort da marca Hyatt fora da Ásia.
A PANROTAS é media partner do TFest 2025 e viajou a convite da Private Luxury Events (PLE) com seguro Intermac.