Turismo no Canadá em pleno inverno: conheça a Niagara Falls abaixo de zero
Descubra como é visitar as cataratas e as vinícolas canadenses na estação mais fria do ano
NIAGARA FALLS, CANADÁ - Temperaturas negativas, neve, névoa. Visitar as Cataratas do Niágara no inverno canadense é ter a estação do ano como protagonista. A força das águas em movimento contrasta com cristais e formações congeladas em árvores, calçadas, grades. O espetáculo visual compensa qualquer eventual desconforto causado pela sensação térmica.
Depois de embarcar no primeiro voo direto da nova rota sazonal Rio de Janeiro-Toronto, pela Air Canada, inaugurada em dezembro de 2025, o Portal PANROTAS esteve em Niagara Falls e na pequena cidade vizinha de Niagara-on-the-Lake. Não é um passeio recomendável para um turista intolerante a frio (ainda que seja pouco provável que esse cliente imaginário considere o Canadá como um destino de inverno). Para todos os outros perfis de visitantes, será um dia memorável em branco, em preto e nos muitos tons de cinza entre uma cor e outra.
Nas Cataratas do Niágara no inverno, a sensação térmica faz parte da experiência.
Baixa temporada
Com menos visitantes do que nas outras estações do ano, no inverno sobra espaço para caminhar, contemplar, fazer bonecos de neve, posar nos mirantes e tirar muitas fotos das quedas majestosas emolduradas por gelo e névoa. Ao planejar as atividades do dia, é preciso levar em conta que começa a escurecer pouco antes das 17h. É o momento para iniciar o caminho de volta e chegar em Toronto a tempo de jantar com tranquilidade.
Atrações internas
Journey Behind the Falls é um percurso imperdível por túneis escavados há 130 anos, em torno de 40 metros abaixo do topo da imponente Horseshoe Falls. Durante o caminho, janelas estratégicas abertas na rocha permitem ver e ouvir pela parte de trás a força da principal queda-d’água das cataratas, com 51 metros de altura e 600 metros de extensão (em forma de ferradura, como indica o nome em inglês). Os túneis têm pouco mais de dois metros de altura por aproximadamente 2,5 metros de largura. O ingresso custa C$ 28, mais taxas, e dá acesso a um mirante exclusivo com vista panorâmica das cataratas de baixo para cima.
Já Niagara Takes Flight: a Soaring Adventure é um novo simulador de voo inaugurado no final do verão canadense de 2025. Ingresso a C$ 33, mais taxas. A Table Rock Shop tem tradicionais camisetas de malha e ímãs de geladeira, claro, mas, também, vários produtos canadenses, como xarope de bordo de diferentes produtores, biscoitos, geleias, molhos.
Menos de 30 km separam as cataratas de Niagara-on-the-Lake, cidade de 20 mil habitantes que parece saída de um conto de fadas. A paisagem rural coberta de neve ao longo do trajeto colabora para o cenário idílico. O programa é caminhar pelo centrinho histórico em torno da Queen Street, entrando e saindo de lojas únicas com vitrines charmosas.
Vinícolas
Em Niagara-on-the Lake, é produzido o Icewine, vinho de sobremesa emblemático do Canadá, além de outros ótimos rótulos de pequena produção. São mais de cem vinícolas. Há visitas no inverno, com tours guiados e restaurantes menos concorridos oferecendo experiências intimistas como na premiada Inniskillin. Esta é, também, a melhor época para apreciar a beleza incomum dos vinhedos adormecidos cobertos de neve e das videiras com uvas congeladas esperando a colheita tardia com as quais é feito o Icewine. Niagara-on-the Lake é sub-região da Península de Niágara, a maior das três regiões vinícolas de Ontário.
A visita do Portal PANROTAS a Niágara foi com o receptivo canadense Global Tourisme. Com equipe de operações e atendimento e motoristas e guias que falam português ou espanhol, a DMC atua em todo o país e lidera, em parceria com a Air Canada, o consórcio Extraordinário Canadá. O pool reúne 12 operadoras brasileiras para promover o país.
A rota Toronto-Rio de Janeiro é operada pela Air Canada três vezes por semana até 27 de março de 2026. A ligação Toronto-Rio é realizada às terças-feiras, às quintas e aos sábados. No sentido contrário, a rota é às quartas, às sextas e aos domingos. Com duração de 10h35m, o voo AC 84 decola às 23h30m do Aeroporto Internacional Pearson (YYZ), em Toronto, e aterrissa às 12h05m do dia seguinte no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), o Rio Galeão. O voo de volta, o AC 85, parte às 21h e chega em Toronto às 5h40m.
A PANROTAS viajou a convite da Air Canada com seguro Intermac.
