
Turismo no Espírito Santo: memórias duradouras que podem ser criadas em terras capixabas
Destino proporciona nova forma de "turistar" baseada em experiências memoráveis
O Espírito Santo deveria ser mais lembrado como um destino turístico no Sudeste do Brasil, pela exuberante natureza costeira e experiências autênticas que revelam a herança cultural italiana do Estado. O destino proporciona nova forma de "turistar" baseada em experiências memoráveis. De montanhas até a costa que recebe as fascinantes baleias-jubarte, veja as memórias duradouras que podem ser criadas em terras capixabas.

Observação de baleias-jubarte na costa capixaba
A observação de baleias-jubarte pode parecer uma experiência catalogada dessas simples que se encontra por aí em qualquer lugar... até o visitante experimentá-la pela primeira vez. A sensação de ver esse fenômeno espetacular e notar alguns comportamentos únicos destes gigantes marinhos é única e fica perpetuada na memória de qualquer ser humano. Saltos, cantos e interações e até a relação entre mães e filhotes neste ambiente natural preservado são capazes de mudar a relação das pessoas com a natureza. Beira o divino. De junho a outubro, as águas mornas da costa capixaba criam condições ideais para reprodução das baleias-jubarte, tornando a região um dos melhores pontos de observação do Brasil.
Imersão na cultura italiana na Casa Nostra
A Casa Nostra, no Polo de Experiências do Sebrae/ES em Pindobas, oferece experiência imersiva autêntica na cultura italiana que recria o cotidiano dos imigrantes por meio de vivência emocional. A visitação à casa colonial permite compreender as condições de vida dos primeiros imigrantes, enquanto participação ativa na culinária local, incluindo amassar pão e preparar polenta, proporciona conexão tátil com tradições culinárias centenárias.A experiência é enriquecida pela interação com personagens que vivem a história, criando atmosfera teatral que transporta visitantes ao período da imigração italiana no Espírito Santo.
Pisa da Uva tradicional em Santa Teresa
A celebração da cultura italiana ganha nova dimensão em Santa Teresa na Pisa da Uva, tradição centenária dos imigrantes italianos realizada nos Chalés Villa Caravaggio aos sábados das 13 às 17 horas. Esta atividade revive o antigo ritual de amassar uvas com os pés, costume que atravessa gerações e conecta pessoas ao processo artesanal da vinificação em experiência sensorial única que combina tradição, diversão e aprendizado cultural.


Esta e outras experiências fazem parte do Guia de Férias PANROTAS 2026, que já está disponível em versão impressa e digital. Leia agora: