Artur Luiz Andrade   |   07/04/2020 10:15 Atualizada em 08/04/2020 10:03

O que blogueiros e jornalistas de viagem produzem na quarentena?

O que blogueiros e jornalistas de viagem estão produzindo na quarentena causada pela pandemia de covid-19


Mari Campos, Renata Araújo e Rafaela Borges
Mari Campos, Renata Araújo e Rafaela Borges

Eles estão sempre viajando. Ou melhor, estavam. Retificando, ainda estão, mas de suas próprias casas. Os jornalistas, blogueiros e influencers que cobrem os setores de Viagem, Lifestyle e Luxo para o consumidor final estão em home office, incentivando o isolamento social e educando seus seguidores e leitores com informações confiáveis e também com conteúdo para o período pós-quarentena.

Todos concordam que, passada a maior crise de saúde e econômica da história recente, a vontade e a necessidade de viajar aparecerão. Na verdade, elas já existem, represadas, mas o viajante (e seus blogueiros preferidos) precisam seguir as orientações das autoridades de saúde e se sentir seguros para saírem de casa e voltarem a explorar o Brasil e o mundo.

O Portal PANROTAS, que tem produzido muita informação exclusiva e inédita durante a quarentena (como lives, a pesquisa do TRVL LAB e duas seções exclusivas, uma sobre a pandemia e outra com boas notícias em meio à crise, entre outras ações), perguntou a alguns dos jornalistas e influencers desses segmentos sobre suas atividades, inspirações e propósitos nesse período.

Confira abaixo, inspire-se e programe sua próxima viagem, pois, também sabemos, tudo isso vai passar (e nos transformar).


Claudia Bia, do Aprendiz de Viajante
Claudia Bia, do Aprendiz de Viajante
APRENDIZ DE VIAJANTE

Claudia Beatriz Saleh, do Aprendiz de Viajante, mora na Flórida e diz estar “aproveitando para trabalhar em alguns aspectos técnicos do blog e fazendo posts de inspiração e notícias relacionadas ao coronavirus e o impacto nas viagens. Por exemplo, os 100 lembretes diários para que possamos refletir durante a pandemia.

“Tenho feito também lives no Facebook e Instagram, conversando com vários blogueiros pelo mundo afetados pela quarentena e outros que são especialistas em determinadas áreas e estão dando por exemplo dicas de como juntar milhas mesmo em casa”, explica. Ou mesmo dicas de filmes. “O Renato do Cinepop deu dicas de filmes de viagem para assistir em casa”, exemplifica.

É importante também participar de iniciativas para ajudar na campanha de ficar em casa, de não cancelar, mas adiar/remarcar, e também na divulgação de restaurantes fazendo delivery.

Saiba mais: http://www.aprendizdeviajante.com

FALANDO DE VIAGEM

Juliana Magalhães
Juliana Magalhães
A editora do Falando de Viagem, Juliana Magalhães, relata que já no início do março se encerraram algumas viagens da equipe e as demais, que estavam marcadas para o fim do mês, e dali em diante, foram todas adiadas/ canceladas. "Nesse meio tempo achamos que o momento não era oportuno para divulgarmos novas matérias, de viagens que já tinham acontecido (conteúdo que está pronto mas que não é de interesse de ninguém neste momento devido o atual cenário da pandemia). Foi então que decidimos cobrir TUDO relacionado ao coronavírus e seu impacto para o mercado de Turismo: fechamento de fronteiras, decisões de companhias aéreas, seguradoras, parques temáticos e demais empresas do setor", conta ela.

"Decidimos também migrar grande parte da nossa linha editorial para matérias relacionadas ao tema, pois julgamos que nosso papel é orientar nossos leitores e seguidores nesse novo cenário. Ainda assim, temos uma área forte dentro de nossa linha que são serviços financeiros, em que escrevemos sobre cartões de crédito, milhas, salas vip etc e esta continua ativa com grande acesso", continua.

"Assim que tudo normalizar as pessoas vão querer e vão precisar viajar e aí acharão em nosso conteúdo tudo que precisam". Juliana diz que todos continuam atentos e "só viajaremos e recomendaremos o mesmo quando o cenário for seguro e extremamente favorável para tal".

Saiba mais: www.falandodeviagem.com.br

A JANELA LARANJA

Marcio com as filhas Vitoria e Giovana
Marcio com as filhas Vitoria e Giovana
Marcio Nel Cimatti, do A Janela Laranja, além de revisar alguns posts antigos, logo no início da pandemia investiu em informações práticas sobre as definições das companhias aéreas de cortar voos, regras de reembolso, e fechamentos dos parques temáticos. “Tudo o que tinha relação com as viagens que os leitores poderiam ter programadas. Isso no blog, no Linkedin e nas demais redes sociais”, explica.

“Com o passar do tempo tenho feito posts como um em que lembro como "viajar sem sair de casa" usando o Google Maps.” Marcio também fez um post para quem pensa em morar fora do Brasil após a pandemia. “Lembrei como é importante uma análise com muito critério nesses casos”. Ou seja, ter informação confiável e segurança.

A Janela Laranja também postou suas dicas sobre o que fazer em casa nesse período, ainda mais com as crianças (Marcio tem duas filhas, que participam ativamente de suas viagens).

Saiba mais: http://www.ajanelalaranja.com/


HOTEL INSPECTORS
Mari Campos e Carla Lencastre, do Hotel Inspectors
Mari Campos e Carla Lencastre, do Hotel Inspectors
No Hotel Inspectors, que é um dos blogs parceiros do Portal PANROTAS, Carla Lencastre e Mari Campos estão destacando os bons exemplos da hotelaria, de grandes redes a pequenos hotéis independentes. E, também, as novas oportunidades no setor. “São várias as ações e inovações surgidas durante a crise. Vamos também continuar publicando resenhas de hotéis visitados recentemente, para quando tudo isso passar. Entendemos que a crise será longa, por isso queremos conjugar informação e inspiração”, dizem as jornalistas.

“Como jornalista de Turismo, estou me dedicando ao trabalho de bastidores: textos sobre viagens já feitas, edição de fotos, organização de ideias para o futuro. Porque não só vamos voltar a viajar, como vamos precisar viajar”, complementa Carla.

E Mari Campos adiciona: “Estou apostando desde o começo em dar muita informação ligada à pandemia, deixando claro que é necessário ficar em casa nesta fase. Mas também em incentivar as pessoas a continuarem sonhando e planejando futuras viagens”.

Saiba mais: https://blog.panrotas.com.br/hotel-inspectors

MAIOR VIAGEM
Otavio Furtado, do Maior Viagem
Otavio Furtado, do Maior Viagem

Otavio Furtado, do Maior Viagem, listou algumas das ações e projetos que desenvolveu na quarentena.

1) "Abri um post índice em destaque na home page com toda a nossa cobertura sobre o impacto do coronavírus em viagens";

2) "Estou escrevendo diariamente matérias de serviço, tais como: Como cancelar/adiar a viagem; Flexibilização nas regras dos programas de fidelidade, Mudanças nas Malhas Aéreas, Adiamento de Cruzeiros etc";

3) "Estou subindo nos stories do @maiorviagem notas de informações sobre Turismo e gastronomia em relação ao coronavírus, e também dicas do que fazer durante a quarentena, como tours virtuais e listas de filmes/séries sobre destinos";

4) "Como também falamos muito de gastronomia, uma vez por semana estamos promovendo com amigos um jantar virtual".

Saiba mais: http://www.maiorviagem.net

VIAGEM E ESTILO
Rafaela Borges, do Viagem e Estilo (Portal PANROTAS) e Primeira Classe (UOL)
Rafaela Borges, do Viagem e Estilo (Portal PANROTAS) e Primeira Classe (UOL)
No Viagem e Estilo, blog dentro do Portal PANROTAS, a jornalista Rafaela Borges continua publicando o conteúdo regularmente, “pois é importante manter o leitor conectado a conteúdos leves, que o permitam fugir um pouco da avalanche de informações pesadas do período”. Ela diz ter feito leves ajustes, excluindo novas resenhas sobre hotéis, pois há muitos fora de atividade e com central de reservas fechada. “Além disso, estou incluindo algum conteúdo sobre o agora, como dicas sobre filmes para ver em streamings e que mostram em detalhes importantes destinos turísticos”.

Já na Primeira Classe, no UOL, “suspendi temporariamente a produção de conteúdo de viagem”. “Como a coluna trata também de outro tema, o automóvel, decidi deixar publicações sobre Turismo no Viagem e Estilo. No UOL, o desafio é manter os temas quentes, pois a indústria de carros também está parada. Invisto mais agora em temas voltados à tecnologia, e tem funcionado. Creio que é o momento de o leitor, em casa, procurar aprender mais sobre o tema”, explica.

O maior desafio para ela é no canal On the Road, do YouTube, sobre carros e viagens, pois os dois setores estão parados. “Não há, por exemplo, empréstimo de carros para produção de pautas sobre road trips, nem possibilidade de se visitar novos destinos. Porém, já tínhamos bastante gaveta e estamos investindo em conteúdos produzidos em home office, com compilado de imagens de divulgação ou produzidos anteriormente”.

Segundo ela, o período permite bons planos para as três plataformas, já na preparação para o período de fim, ou redução das medidas de quarentena. “Estou trabalhando na elaboração de alguns projetos de conteúdo multimídia que ressaltem a liberdade de ir e vir após o período de isolamento social. Liberdade que está totalmente conectada aos temas carros e viagens”.

Rafaela finaliza dizendo que está engajada em campanhas de conscientização, como o guia para combater fake news, e tem aceitado convites para “participar de projetos que ajudem a sociedade nesse momento”.

Saiba mais: https://blog.panrotas.com.br/viagem-e-estilo e www.uol.com.br/carros/colunas/primeira-classe

YOU MUST GO
A jornalista Renata Araújo, editora do site de Turismo e gastronomia You Must Go, transformou seu blog temporariamente em You Must Stay!

“Já que não podemos mesmo viajar e ninguém está interessado em ler sobre o assunto, tive que me reinventar. Afinal, sou jornalista e me sinto na obrigação de informar o leitor. Eu e minha equipe temos produzido conteúdo diário com dicas do que fazer em casa. Já falamos sobre séries para assistir durante a quarentena; receitas fáceis de chefs famosos; restaurantes que fazem delivery no Rio e em São Paulo; drinques por delivery; além de notícias sobre a pandemia, ligadas ao Turismo”, conta ela, que mora no Rio de Janeiro.

Renata Araújo (foto: Lu Mattos)
Renata Araújo (foto: Lu Mattos)
Renata também está fazendo lives e uma série de entrevistas no seu IGTV @youmustgoblog, tanto com brasileiros que trabalham com Turismo e moram fora do Brasil, como, com profissionais da área, que apresentam visões diferentes de tudo que está acontecendo.

Saiba mais: www.youmustgo.com.br

Tópicos relacionados