Juliana Monaco   |   02/06/2021 19:11
Atualizada em 02/06/2021 19:21

Conheça os atrativos religiosos do Rio de Janeiro

A assinatura do termo de cooperação técnica contou com a participação do Rio CVB e de entidades religiosas

Divulgação/Rio CVB/Alexandre Macieira
Padre Omar, Sofia Debora Levy, Sonia Chami, Eliane Cristina e Berthaldo Soares
Padre Omar, Sofia Debora Levy, Sonia Chami, Eliane Cristina e Berthaldo Soares
Nesta terça-feira (1), o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e representantes de diferentes religiões assinaram um termo de cooperação técnica do Turismo religioso no Rio de Janeiro. O objetivo é destacar pontos turísticos históricos ligados à fé e incentivar a retomada do setor. A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no Youtube.

O documento foi assinado pela presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami; o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar; o fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares; a diretora do Instituto Memorial do Holocausto, Sofia Debora Levy; e a gerente-geral do Centro Cultural Jerusalém, Eliane Cristina.

"O ano de 2021 marca o aniversário de 90 anos do Cristo Redentor, data que é o ponto de partida para alavancar o Turismo religioso em nossa cidade. Temos um conjunto de atrações como Catedral Metropolitana do Rio, o Santuário de Fátima, o Centro Cultural Jerusalém, o Grande Templo Israelita e o Monumento ao Holocausto, que o Brasil e o mundo precisam descobrir", afirmou Sonia Chami, do Rio CVB.

Enquanto o Cristo Redentor recebe três milhões de turistas por ano, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP) atrai 13 milhões. O objetivo do Rio CVB e dos demais parceiros é aumentar o fluxo nos próximos dez anos. Se a cidade conseguir atrair 3% dos visitantes da Basílica de Aparecida, a economia do Rio de Janeiro pode ganhar R$ 300 milhões por ano.

"Um dos conceitos do Turismo, segundo a Organização Mundial do Turismo, é um instrumento de paz entre os povos. E esse aspecto tem na religiosidade e na fé um ingrediente especial. As pessoas que se dirigem para outros lugares para este tipo de Turismo consomem da mesma forma que o visitante tradicional, mas com um ingrediente especial, que é o viés religioso", defendeu o representante da Comissão de Turismo na Câmara e ex-secretário de Turismo do Rio, deputado federal Otávio Leite (PSDB).

ROTEIRO RELIGIOSO
Entre as ações já organizadas pela grupo, está a criação de um roteiro turístico que pode ser utilizado para percorrer os equipamentos que são símbolo de fé no Rio de Janeiro, como:

  • Visitação ao Centro Cultural Jerusalém, em Del Castilho (aproximadamente 1h30 de duração);
  • Parada no Grande Templo Israelita, no Centro (30 min);
  • Visita à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro (30 min);
  • Ida ao Cristo Redentor, para visitar o Santuário do Cristo (2h);
  • Visita ao Monumento ao Holocausto, em Botafogo (30min);
  • De lá, o passeio turístico segue pela orla até a última parada no Santuário de Fátima, no Recreio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS