Da Redação   |   15/04/2024 12:18   |   Atualizada em 15/04/2024 12:26

Belize, uma experiência exclusiva na América Latina

Destino se destaca pela ampla oferta gastronômica, custo benefício, cultura e povo hospitaleiro

Divulgação/Belize
Praias paradisíacas são apenas um dos diferenciais de Belize
Praias paradisíacas são apenas um dos diferenciais de Belize

Brasil e Belize têm muitas coisas em comum: belas praias, natureza exuberante, carnaval, rica gastronomia. Ainda assim, o país da América Central, embora muito menor em território, consegue ter suas características únicas, altamente capazes de levar mais brasileiros a viajarem para lá.

“Os países compartilham características similares, mas há aquelas que se destacam em Belize, como, por exemplo, o segundo maior recife de corais vivos do mundo, depois da Austrália, além dos diversos sítios arqueológicos maias intocados, sem contar a rica gastronomia, proveniente de diversos países”, destaca o ministro de Turismo de Belize, Anthony Mahler, em entrevista para a PANROTAS.

O tamanho de Belize também pode ser uma vantagem para os visitantes, que não precisam se deslocar tanto para viver uma variedade de experiências. “Em Belize não temos um Turismo de massa, o que torna a experiência dos viajantes ainda mais exclusiva. E parte dessa exclusividade pode ser vivenciada em nossos hotéis”, complementa Mahler.

Um dos destaques é o Four Seasons de Caye Chapel, que possui sua própria ilha particular com campo de golfe e comodidades de primeira classe. Outras grandes redes têm hotéis no destino com suas coleções exclusivas, como Curio Collection by Hilton e Marriott’s Autograph Collection.

Apostando forte no Brasil

O ministro de Turismo de Belize diz que o destino passou a apostar fortemente no Brasil, e os agentes de viagens e operadores têm papel chave nesta estratégia.

“O Brasil é um dos maiores países das Américas e nós acreditamos que, se entendermos este mercado e o que Belize pode oferecer a ele, podemos atrair muitos visitantes brasileiros”, destaca Mahler. “Estamos falando de, aproximadamente, cinco mil sul-americanos que visitam Belize ao ano e sabemos que podemos aumentar esse número exponencialmente”.

Divulgação/Belize
Anthony Mahler
Anthony Mahler

Para atrair mais turistas, o Turismo de Belize, que no Brasil tem representação da TM Americas, aposta no relacionamento com o trade. O destino promove capacitações e treinamentos de forma presencial e on-line, e tem até um programa de fidelidade para os agentes de viagens, o unBelizeable Rewards. A cada reserva feita pelo agente, ele recebe pontos, que podem ser trocados por hospedagem em hotéis no destino. O programa é válido para agentes de viagens em todos os lugares do mundo.

Conectividade com o destino

O Brasil ainda não tem conexão direta com Belize, mas é possível voar para o país da América Central a partir de sete cidades do Brasil com conexão no Panamá, ou passando pela Cidade da Guatemala, Cancún e por cidades dos Estados Unidos como Miami, Atlanta, Houston, Dallas, Newark e Los Angeles.

A Copa Airlines, que voa de seis cidades brasileiras para o Panamá, oferece, hoje, duas frequências semanais de seu hub para Belize.

"Belize não é um país caro para os brasileiros"

Belize cabe no bolso do viajante brasileiro, segundo o ministro do Turismo do destino. “Se formos considerar a quantidade de atrativos que o destino oferece, a qualidade das hospedagens e a exclusividade que os hóspedes encontram em sua viagem, Belize não é um destino caro, pelo valor que oferece”, destaca Mahler.

Mais destaques e curiosidades

Culinária e Gastronomia

A culinária de Belize é uma fusão deliciosa de influências caribenhas, africanas, espanholas e maias. Os visitantes podem saborear pratos tradicionais como arroz com feijão, pescados frescos, tamales e iguarias de frutas tropicais. Além disso, o país é famoso pelo seu chocolate de alta qualidade, produzido a partir do cacau cultivado localmente.

Divulgação/Belize
Culinária para todos os paladares
Culinária para todos os paladares

Cultura e História Maia

Belize possui uma rica herança cultural e histórica, com uma abundância de sítios arqueológicos maias espalhados pelo país. Destinos como Caracol, Altun Ha e Xunantunich oferecem aos turistas a chance de explorar antigas cidades maias, templos e artefatos, proporcionando uma visão fascinante da história pré-colombiana da região.

Hospitalidade e Atmosfera Amigável

Os belizenhos são conhecidos por sua hospitalidade calorosa e acolhedora, criando uma atmosfera amigável que encanta os visitantes. Desde os moradores locais até os operadores turísticos, todos estão comprometidos em garantir que os turistas se sintam bem-vindos e desfrutem de uma estada agradável.

Idioma e história de Belize

O idioma oficial de Belize é o inglês, refletindo sua história como uma antiga colônia britânica. No entanto, Belize é uma nação culturalmente diversificada, e o espanhol, o crioulo belizenho, o garifuna e várias línguas indígenas também são amplamente falados. A história de Belize é marcada por uma rica tapeçaria de influências culturais e eventos significativos.

Eventos em Belize

Em entrevista à PANROTAS, Anthony Mahle também falou sobre os diferentes tipos de evento que acontecem em Belize durante o ano, com destaque para:

  • Festival da Lagosta de Placencia (junho);
  • Dia do Assentamento Garifuna (19 de novembro);
  • Carnaval (em setembro);
  • Festival do Chocolate de Belize (maio em Toledo);
  • Desafio Ruta Maya Belize River (em março);
  • Festival Internacional de Belize (novembro);
  • Festival da Lagosta de San Pedro (junho-julho);
  • Entre outros.

Representação no Brasil

Entre em contato por meio do tmamericas.com/pt-br/ ou pela executiva de trade para o Brasil, Andrea Dias, no adias@visitebelize.com


Este conteúdo é parte integrante da Edição Especial Melhores do Turismo PANROTAS AMADEUS, da Revista PANROTAS, distribuída na WTM Latin America 2024.


Tópicos relacionados