Colaborador   |   22/11/2024 20:01
Atualizada em 25/11/2024 11:15

Parques nacionais e hotéis da Costa Rica integram vida selvagem e conforto

Destino na América Central para o qual a Gol passou a voar diretamente atrai diferentes tipos de turistas

COSTA RICA - Engana-se quem pensa que a Costa Rica é um destino apenas para aventureiros radicais e surfistas. Conhecido por ter uma das biodiversidades mais vastas e exuberantes do mundo, o país é muito bem preparado para receber todos os perfis de turistas, inclusive aqueles que não dispensam o conforto.

O destino deve atrair mais brasileiros com a inauguração da nova rota da Gol que aconteceu no dia 12 de novembro e conecta São Paulo (Guarulhos) a San José, sem escalas.

César Moraga
As preguiças são o principal mascote da Costa Rica e facilmente avistadas pelo litoral do país
As preguiças são o principal mascote da Costa Rica e facilmente avistadas pelo litoral do país

A impressionante variedade de ecossistemas, desde florestas tropicais e vulcões até praias paradisíacas e manguezais, numa pequena área de 51.100 quilômetros quadrados, é um forte atrativo para os turistas brasileiros que, apesar de também terem em casa uma imensa biodiversidade, precisam encarar longos voos ou estradas apenas para mudar de paisagem. Só o Estado de São Paulo, por exemplo, tem 248.219 quilômetros quadrados de área territorial.

Parque Nacional de Tortuguero une ecoturismo à conforto para diferentes idades

Entre os 27 parques nacionais da Costa Rica, o de Tortuguero, no nordeste do país, destaca-se por unir floresta e mar. Conhecido como o “Pequeno Amazonas” devido à sua vasta rede de canais e manguezais, e famoso por ser um dos principais locais de nidificação de tartarugas marinhas, o parque é acessível apenas de barco ou avião, o que contribui para sua atmosfera remota e intocada.

Os passeios de barco pelos canais são uma das melhores formas de explorar a área, permitindo uma imersão completa na rica biodiversidade local, onde não é difícil avistar crocodilos e onças com segurança. Essa possibilidade agrada um perfil de turista mais contemplativo, como grupos na faixa dos 60 anos. Há a opção de explorar os rios de caiaque, o que atrai também o público mais jovem.


Hotéis imersos na natureza aprofundam a experiência com conforto e sustentabilidade

Os hotéis de Tortuguero são uma atração à parte. Opções como Aninga, Pachira, Mawamba, Evergreen e Laguna Lodge são totalmente integrados à natureza, sem abrir mão de camas e chuveiros de qualidade, quartos frescos e protegidos, além de decoração agradável. Numa simples caminhada do quarto à piscina é possível se deparar com preguiças, rãs exóticas, macacos e pássaros de diversos tipos.


O compromisso com a ecologia e preservação ambiental é uma forte característica costa-riquenha e os hotéis mencionados não fogem à regra. Maior parte da energia gerada de forma renovável, ausência total de plásticos descartáveis e cosméticos orgânicos e biodegradáveis são o básico das operações. O Mawamba Lodge ainda oferece baldes e pás retornáveis para os hóspedes que quiserem cuidar da limpeza da praia mais facilmente, além de integrar plástico reciclado na arquitetura e decoração do hotel, que por si só já é autêntica e irreverente, atraindo um público mais descolado.

PANROTAS/Artur de Andrade
Varanda de quarto no Hotel Mawamba, que utiliza plástico reciclado nos pisos, unindo arquitetura ecológica a design moderno
Varanda de quarto no Hotel Mawamba, que utiliza plástico reciclado nos pisos, unindo arquitetura ecológica a design moderno

Jantar flutuante do Mawamba Lodge

Outro destaque do Mawamba é a possibilidade de desfrutar de um jantar flutuante no charmoso restaurante-balsa Katonga, com bar e cozinha a bordo. Brindar e jantar com o grupo depois de um dia de passeios pela floresta, enquanto observa-se o Pueblo de Tortuguero da perspectiva do rio é uma experiência memorável.

O cardápio apropria-se dos ingredientes locais de forma inovadora, sem trair os clássicos, como o ceviche, feito de uma espécie de chuchu que não é comum no Brasil, que entrega sabor e frescor para todos os paladares, incluindo os veganos.


Observação de pássaros da janela do quarto no Hotel Quelitales

Após a passagem pela floresta, há fortes chances de querer seguir na contemplação da natureza, mas aproveitando a possibilidade do país de mudar o cenário facilmente. Para tanto, hospedar-se no Hotel Quelitales, em Cartago, região montanhosa, é uma boa pedida.

Diferente do clima úmido e quente da floresta, em Cartago é possível curtir o friozinho nebuloso das montanhas. Próximo do Parque Nacional Tapantí, o Hotel Quelitales oferece uma hospedagem simples mas extremamente confortável e, novamente, gentilmente integrada à natureza local.

Além do descanso, o hotel atrai aqueles que querem observar uma imensa variedade de pássaros ("bird watching") sem a necessidade de sair dali. O local oferece passeios com guias pela propriedade que abriga mais de 400 espécies voadoras (e encantadoras).


Vulcões são forte diferencial para turistas brasileiros

É pouco provável que o turista brasileiro abra mão de visitar ao menos um vulcão ao visitar a Costa Rica, visto que é uma das poucas paisagens que o território brasileiro não oferece.

Para aqueles que querem evitar o esforço físico demasiado em trilhas desafiadoras, próximo ao Hotel Quelitales, em Cartago, encontra-se o Parque Nacional Vulcão Irazú, vulcão ativo mais alto do país, com 3.432 metros de altitude. É possível chegar ao seu mirante de carro, o que torna o passeio bastante democrático.


O vulcão é conhecido por sua cratera principal, que apresenta uma lagoa verde-azulada, mas que nem sempre está cheia, a depender da estação mais chuvosa do país. A neblina também pode dificultar a vista, mas se for o caso, a caminhada pelas areias negras do vulcão e a paisagem desértica ao redor da cratera principal fazem o passeio valer a pena.

Há muitas opções para visitar os vulcões costa-riquenhos, ativos ou inativos, em parques nacionais totalmente seguros, como dos vulcões Poás, Arenal, Rincón de la Vieja e Turrialba, sem contar as reservas de matas, praias e comunidades indígenas. Ao visitar o país, o difícil é não compreender porque o slogan da Costa Rica é “pura vida”.

Os voos da GOL de São Paulo para San José saem três vezes por semana do Aeroporto Internacional de Guarulhos, às terças, quintas e sábados, 13h55.

Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS, viajou a convite da GOL.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Colaborador

Colaborador tem 86 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS