Beatriz Contelli   |   24/07/2025 16:39

Miami, Colômbia e Espanha apresentam ações de diversidade e inclusão na LGBT+ Turismo Expo

Destinos participam do evento demonstrando como é possível receber a comunidade de maneira adequada


PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Wendling, da Fundtur-MS, mediou o painel
Bruno Wendling, da Fundtur-MS, mediou o painel

Três destinos, uma mesma missão: receber os visitantes LGBTQ+ de maneira inclusiva. Representantes de Miami, Colômbia e Espanha subiram ao palco da LGBT+ Turismo Expo para apresentar as estratégias implementadas voltadas à comunidade.

Mediado por Bruno Wendling, da Fundtur-MS, o painel “Destinos acolhedores, quem tem se destacado no cenário mundial?” contou com a participação de Jaime Andrés Dias, diretor da ProColombia, Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha no Brasil, e Dan Rios, diretor de Marketing LGBTQ+ do Visit Miami.

Andrés Dias compartilhou que a Colômbia enxerga o Turismo LGBTQ+ como uma política global e implementou, como uma de suas estratégias, o programa “Rutas con Orgullo”, que convida a comunidade a responder um questionário para que a Câmara da Diversidade colombiana possa desenvolver roteiros personalizados para o público LGBTQ+, incluindo famílias, casais, amigos solteiros, entre outros perfis.

PANROTAS / Emerson Souza
Jaime Andrés Dias, diretor da ProColombia
Jaime Andrés Dias, diretor da ProColombia

Seguindo o mesmo caminho, a Espanha firmou uma parceria com a Queer Destinations para consolidar o país como referência no Turismo LGBTQ+. O objetivo da parceria é promover experiências seguras, inclusivas e personalizadas para a comunidade, fomentando destinos espanhóis que celebram a diversidade.

"Cerca de 89% dos espanhóis se consideram gay friendly. Somos um país progressista há muito tempo, que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2005 e hoje é considerado um dos principais destinos escolhidos pela comunidade. Queremos continuar aprimorando o Turismo para seguir oferecendo um atendimento de excelência, seja por meio de treinamentos, campanhas ou famtrips",

Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha no Brasil.
PANROTAS / Emerson Souza
Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha no Brasil
Mar Fernández-Palacios, embaixadora da Espanha no Brasil

Miami já é considerado um destino LGBTQ+ friendly há anos, mas o destino quer se promover como uma opção que vai além da vida noturna. Dan Rios destaca que a cidade oferece diversos atrativos para famílias LGBTQ+, seja zoológicos, museus ou parques, além de contar com hotéis e restaurantes que estão preparados para receber esse público.

O diretor do Visit Miami ainda compartilha que o destino promove varias campanhas direcionadas à comunidade LGBTQ+ ao longo do ano, incluindo a Rainbow Spring, entre os meses de março e junho, que reúne ofertas, hotéis, festivais e mais atrativos.

PANROTAS / Emerson Souza
 Dan Rios, diretor de Marketing LGBTQ+ do Visit Miami
Dan Rios, diretor de Marketing LGBTQ+ do Visit Miami

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados