Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) reabre temporada de travessias
Visitantes podem acampar dentro do parque e explorar as duas travessias

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, está promovendo a temporada de travessias, período que acontece na estação seca, até 11 de outubro. É a única época do ano em que é possível acampar dentro do parque e explorar as duas travessias autorizadas — Sete Quedas (23,5 km) e São Jorge-Capela (23 km).
As duas travessias percorrem trilhas que não retornam pelo mesmo caminho. Em ambas as rotas, o visitante pode realizar até quatro pernoites, sendo dois em cada área de camping disponível dentro do parque.
Qualquer que seja a opção, as trilhas atravessam paisagens do parque, entre saltos, cânions e cachoeiras com quedas da agua, proporcionando noites sob o céu estrelado e experiências de conexão com a natureza. Com os rios em níveis mais baixos, essa época do ano também é momento propício para banhos em piscinas naturais, e para a contemplação da biodiversidade do Cerrado — uma das mais ricas do planeta.
Durante a temporada de travessias, a entrada no parque é antecipada para 7h (mediante ingresso adquirido com antecedência). A orientação é que os aventureiros iniciem o percurso até, no máximo, 10h.
Antes de partir, todos os visitantes recebem uma breve introdução no Centro de Visitantes, com orientações sobre o trajeto e a biodiversidade local. Mas alguns preparativos devem ser feitos com antecedência: os pernoites devem ser reservados exclusivamente pelo site oficial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o visitante deve levar sua própria barraca, além de alimentos, equipamentos e itens pessoais.
As duas áreas de camping disponíveis são:
- Camping Sete Quedas – Capacidade para 40 pessoas por noite. Conta com dois banheiros secos, galpão rústico, mesas, bancos e pontos de rede.
- Camping Boa Sorte – Capacidade para 30 pessoas por noite. Localizado a 8 km do início das travessias, é cercado por paisagens e oferece banheiro seco e área demarcada para barracas.
Dicas essenciais para a travessia:
Mochila de ataque, roupas leves e confortáveis, calçado apropriado, chapéu ou boné, protetor solar, repelente e garrafa de água são itens indispensáveis. Como as travessias exigem preparo físico, é importante que o visitante esteja em boas condições de saúde.