Pedro Menezes   |   05/12/2025 12:08

Estado de São Paulo promove oito municípios e passa a ter 78 Estâncias Turísticas

Tatuí, Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo viram estâncias turísticas

Priscila Rodrigues
Estação Ferroviária de Guararema
Estação Ferroviária de Guararema

O Estado de São Paulo ganhou oito novas Estâncias Turísticas após a aprovação, por unanimidade, de dois projetos de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Um deles é o PL 1.274/2025, de autoria do Governo de São Paulo, que eleva de 70 para 78 o número de municípios classificados nessa categoria. A sanção do governador Tarcísio de Freitas deve ocorrer nos próximos dias.

Foram promovidos os municípios de Tatuí, Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo, após cumprirem todos os requisitos do ranqueamento finalizado em 2024.

A ampliação só foi possível graças à aprovação de outro projeto do Executivo, o PL 1.273/2025, que aumenta o número de cidades aptas a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). Até então, o limite era de 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs). Com a sanção do novo texto, os tetos passam a ser de 80 estâncias e 165 MITs.

Entre os critérios avaliados estão indicadores de infraestrutura, governança, oferta de atrativos, serviços turísticos, eventos, equipamentos culturais e capacidade de gestão.

Com a nova estruturação, a rede de municípios turísticos paulistas (aptos a receber recursos neste momento) passa a contar com 78 Estâncias Turísticas e 136 Municípios de Interesse Turístico (MITs). Os 70 novos MIT titulados em agosto poderão acessar os recursos após participarem do próximo ranqueamento em 2027.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4555 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.