Trilha do Pico do Corcovado (SP) é reaberta com novas opções de monitoria
Agora, visitantes podem escolher para o trajeto condutores credenciados ou monitores indígenas

A Fundação Florestal reabriu a trilha por Picinguaba, em Ubatuba, para visitação ao Pico do Corcovado, no Parque Estadual Serra do Mar (PESM). O acesso estava fechado devido a acordos com a Comunidade Indígena Renascer.
Durante o período de fechamento, foram realizadas obras de recuperação em pontos da trilha, incluindo reforma de corrimões, escadas de madeira e bancos de descanso. Uma das mudanças da reabertura é a possibilidade de escolha do condutor.
Agora, os visitantes poderão optar pelo acompanhamento de um monitor indígena da Aldeia Renascer ou de um monitor ambiental credenciado à unidade de conservação. A presença do profissional é obrigatória durante todo o trajeto. Segundo a Fundação Florestal, cada categoria de monitor atuará em 15 dias de cada mês.
"A reabertura do Pico do Corcovado simboliza o compromisso da Fundação Florestal com o uso público ordenado e a conservação ambiental. Unir a recuperação da infraestrutura com a valorização dos povos originários é um passo fundamental para oferecer uma experiência turística completa e consciente"
Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal
Conhecendo a trilha
A trilha possui cerca de 6,5 quilômetros de extensão, com tempo estimado de subida entre cinco e seis horas. O início da caminhada deve ocorrer até às 8h para visitantes que farão bate-volta e até às 10h para quem pretende pernoitar no Pico do Corcovado. As visitas acontecem aos sábados, domingos e feriados.

A Fundação Florestal informou ainda que o cume terá limite máximo de 34 pessoas simultaneamente. Em caso de lotação, será realizado revezamento com permanência de uma hora por visitante. O uso de calça comprida e calçado fechado é obrigatório. Também é exigido kit básico de primeiros socorros. Estão proibidos fogueiras, descarte de resíduos, presença de animais domésticos e coleta de vegetação.
Por questões de segurança, a rocha conhecida como “Igrejinha” segue interditada, assim como o acampamento no Ponto 4, devido ao risco de desprendimento de rochas. Com 1.168 metros de altitude, o Pico do Corcovado é um dos principais atrativos do Núcleo Picinguaba. Antes do fechamento da trilha, a região recebia cerca de 120 visitantes por mês.
Os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br.