Artur Luiz Andrade   |   20/07/2020 12:31
Atualizada em 20/07/2020 12:48

Conheça 18 novos museus ao redor do mundo

Temas vão do cachorro à arte digital e quatro deles estão em Nova York

O estudo da TEA/AECOM sobre os museus mais visitados do mundo em 2019, também trouxe uma lista de novos espaços abertos no ano passado. Segundo o levantamento, os novos museus já apresentam novas tendências, fugindo de modelos tradicionais tanto nas exibições quanto na relação com o público.

Uso do poder da marca do museu em mais de uma localidade ou experiência, experiências culturais integradas aos museus, colaboração entre os maiores museus do planeta e uso crescente da tecnologia digital são algumas dessas tendências.

AMÉRICA DO NORTE
1 - Statue of Liberty Museum, Nova York
O museu de US$ 70 milhões foi aberto em maio de 2019 e conta a história da Estátua da Liberdade. Entre os objetos expostos está a tocha original, que foi substituída em 1984.

2 - The Shed, New York City
Aberto em abril do ano passado, o The Shed tem duas galerias com exposições temporárias, um teatro para 500 pessoas e uma sala de concertos.
Reprodução site The Shed
The Shed
The Shed
3 - American Kennel Club Museum of the Dog, Nova York

Depois de 32 anos em St. Louis, o Museu do Cachorro voltou para Nova York em fevereiro do ano passado. Além de trazer arte relacionada aos animais mais queridos dos humanos (desculpem cat lovers), o museu permite que os visitantes descubram qual a raça de cães que mais combina com eles.

4 - National Children’s Museum, Washington, D.C.
Foi aberto em novembro do ano passado, e inclui exposições de ciências, estações interativas, uma máquina dos sonhos (Dream Machine) e uma instalação de realidade aumentada com Bob Esponja, criada pela Nickelodeon.

5 - Mascot Hall of Fame, Whiting, Indiana
Aberto em abril de 2019, conta a história dos mascotes e permite que os visitantes desenhem seus próprios mascotes.

6 - Norton Museum of Art, West Palm Beach, Flórida
Não se trata de um novo museu, mas de uma renovação e expansão que custou US$100 milhões. A reabertura foi em fevereiro de 2019.

7 - Poster House, Nova York
Primeiro museu nos Estados Unidos dedicado aos pôsteres, abriu em junho de 2019.

ÁSIA
8 - Snoopy Museum Tokyo, Tóquio, Japão
O Snoopy Museum Tokyo reabriu em dezembro de 2019 como uma filial expandida em um novo local, em Machida, Tóquio. Substitui o antigo museu localizado em Roppongi e é uma filial oficial do Charles M. Schultz Museum. Ganhou o PEANUTS Café, uma loja, uma biblioteca, exposições especiais e um workshop para se fazer bichinhos de pelúcia.
Reprodução Themed Entertainment Association/AECOM
9 - teamLab Borderless Shanghai, Xangai, China

Em novembro passado, o coletivo de arte teamLab lançou o teamLab Borderless Shanghai, seu segundo museu de arte digital, proporcionando interatividade imersiva aos visitantes. O novo museu digital segue o sucesso do MORI Building Digital Art Museum: teamLab Borderless, que abriu em Tóquio em 2019 e recebeu, no ano passado, o TEA Thea Award. O teamLab tem forte presença na Ásia, com unidades no Japão, Cingapura, China e Taiwan, e planos de abertura na Europa, América do Norte e Austrália.

Reprodução Themed Entertainment Association/AECOM
10 - National Maritime Museum of China, Tianjin, China

Abriu em maio de 2019, no norte da China. Projetado pela empresa australiana Cox Architecture, é dividido em áreas dedicadas a um diferente aspecto da herança marítima chinesa, como natureza e oceano, civilização marítima mundial, navios históricos e a cultura marinha chinesa.

11 - West Bund Museum, Xangai, China
O novo West Bund Museum em Xangai e o Centre Pompidou, em Paris, firmaram um acordo de cinco anos, de 2019 a 2024, que inclui exposições em conjunto, com seleções de obras da Europa e da China. O museu foi aberto oficialmente em novembro de 2019 e foi projetado pelo arquiteto britânico David Chipperfield. Fica na Museum Mile ao longo do rio Huangpu, no distrito de Xuhui.

12 - K11 Musea, Tsin Sha Tsui, Hong Kong
Aberto em dezembro de 2019, o K11 Musea é um dos âncoras do projeto de recuperação de dez anos da região de Victoria Dockside, em Kowloon, Hong Kong. Inclui 250 lojas, 70 restaurantes de culinária de todo o mundo, 40 instalações de artistas e diversos programas educativos. A marca K11 desenvolveu uma experiência que mistura cultura e compras, com foco nos millennials.

EUROPA, ORIENTE MÉDIO, ÁFRICA (EMEA)
13 - Petra Museum, Wadi Musa, Jordânia
Aberto em abril do ano passado, fica perto da entrada do Parque Arqueológico de Petra e tem oito galerias, destacando as vidas de habitantes antigos locais e educando os visitantes sobre a importância da herança cultural e sua conservação.

14 - MUZA, The Malta National Skirama Kronplatz Community Art Museum, Valletta, Malta
Abriu no final de 2018 e tem uma coleção de mais de 20 mil obras europeias. Combina as obras com apresentações audiovisuais, para que os visitantes aprendam sobre a vida dos artistas e suas inspirações.

15 - Muzeum Susch, Susch, Suíça
Esse novo museu de arte contemporânea está localizado nos Alpes Suíços e foi construído em um monastério e cervejaria do século 12, com galerias escavadas nas montanhas. Foi fundado pelo bilionário polonês Grazyna Kulczyk e se propõe a exibir obras de mulheres e artistas pouco representados.

16 - National Museum of Qatar, Doha, Catar
Aberto em março de 2019, substitui o Qatar National Museum. Sua arquitetura, assinada por Jean Nouvel, foi inspirada no cristal rosa do deserto e projetada em volta do palácio do sheik Abdullah
bin Jassim Al Thani. Tem diversas telas para projeções em vídeo e dioramas. Aborda a história e a cultura do Catar.
Reprodução Themed Entertainment Association/AECOM
17 - Museum of Black Civilisations, Dakar, Senegal

Aberto no final de 2018, o museu mostra as contribuições culturais e científicas da África. Tem uma galeria ainda não utilizada para exibir obras de arte africanas repatriadas no futuro.

18 - Lumen Museum of Mountain Photography, Mareo, Tyrol, Itália
Aberto no final de 2018, é dedicado à fotografia de montanhas. Está localizado no Monte Klonplatz, nos Alpes Italianos, mais de 2 mil metros acima do nível do mar.
Reprodução Themed Entertainment Association/AECOM
ACESSO O RELATÓRIO DA TEA/AECOM SOBRE PARQUES TEMÁTICOS, AQUÁTICOS E MUSEUS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.