Da Redação   |   18/06/2024 09:07
Atualizada em 18/06/2024 11:56

Rio terá nova casa de shows com jantares musicais

Roxy Dinner Show, em Copacabana, tem abertura prevista para setembro


Divulgação/Visit Rio
Empresário Alexandre Accioly e Carlos Werneck, do Visit Rio
Empresário Alexandre Accioly e Carlos Werneck, do Visit Rio

O Rio de Janeiro deve ganhar ainda este ano uma casa noturna voltada para turistas. Com inauguração prevista para setembro, o Roxy Dinner Show, em Copacabana, será o cenário de um espetáculo fixo com músicas e danças brasileiras. É mais um projeto grandioso do empresário Alexandre Accioly, com apoio do Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau).

O quase centenário Roxy foi um dos cinemas mais importantes do Rio, e o último de rua a fechar no bairro, em 2021. Originalmente, a sala recebia até 1.700 espectadores. No início da década de 1990, foi dividido em três cinemas menores. Agora volta a ser um só, com mesas, poltronas e capacidade para 700 pessoas jantarem e assistirem ao show “Aquele abraço”.

“O Roxy é um lugar com muita história”, destaca Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio. “E agora será reaberto como um endereço de gastronomia e entretenimento, com menu de qualidade e tecnologia de ponta. Durante o dia, pode ser usado para eventos privados. O Rio só tem a ganhar com este novo equipamento no coração de Copacabana”.

O Portal PANROTAS visitou a obra em 17 de junho. Para garantir o isolamento acústico, Accioly explica que foi usada a técnica de “box in a box”. Ou seja, foi construída uma nova sala dentro do Roxy, com o mesmo tipo de isolamento usado em estúdios de gravação de música, só que em uma área de 4.400 metros quadrados e 140 toneladas de aço.

O imóvel em estilo art déco é parcialmente tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). A cúpula original, por exemplo, um dos pontos tombados, estava escondida por um teto falso. Muita coisa ainda pode mudar até o término das obras, mas, por enquanto, a abóboda renascida parece, literalmente, um dos pontos altos do projeto.

O famoso letreiro vermelho na esquina da Avenida Nossa Senhora Copacabana com a Rua Bolívar, outro bem tombado, está sendo restaurado. Na nova vida de dinner show, receberá a companhia de um painel de LED. As colunas originais da entrada terão nova vizinhança: as pedras portuguesas na calçada da esquina vão reproduzir as ondas do calçadão da praia.

“Este é um projeto audacioso, inovador e até meio maluco, já que o imóvel tem 97 anos e fica no meio de Copacabana”, diz Acciolly. “Porém, Copacabana é um bairro onde tudo é possível. Nos primeiros meses, inclusive, esperamos receber mais moradores do Rio do que visitantes. Muita gente vai querer ver como ficou o Roxy. É um lugar que marcou gerações”.

Divulgação/Visit Rio
Nova atração Roxy Dinner Show em construção
Nova atração Roxy Dinner Show em construção

Mas o empresário destaca que o Roxy Dinner Show chega mesmo para preencher uma lacuna de “show para turista” que já teve muitas versões no Rio, como Oba-Oba, de Osvaldo Sargentelli; Scala Rio, de Chico Recarey, e Plataforma, de Alberico Campana. Nenhum dos imóveis que abrigavam os espetáculos existe mais. Todos viraram prédios residenciais.

Como será o show e o jantar na nova casa carioca de espetáculos

O principal nome ficha técnica do Roxy Dinner Show é o do cenógrafo Abel Gomes, que tem no currículo a direção criativa de grandes eventos cariocas, como a abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Maracanã, e numerosas noites de réveillon na Praia de Copacabana. A direção musical é de Pretinho da Serrinha, e Maneco Quinderé assume a iluminação.

O menu sazonal do jantar em três etapas, de cozinha brasileira contemporânea, terá assinatura de Danilo Parah. O chef é um nome em ascensão na gastronomia carioca e está à frente dos restaurantes Rudä, de cozinha brasileira, e Mäska, ambos em Ipanema. A refeição, servida antes do início do show, será embalada por uma banda tocando bossa nova.

Enquanto Abel assina a direção artística da casa (e o show que foi concebido para ficar dez anos em cartaz), está sendo formado um time de hoteleiros para cuidar da hospitalidade. “O benchmarking é o Copacabana Palace”, diz Accioly. “A ideia é que o cliente tenha a experiência perfeita desde o momento em que chega na porta do Roxy até a saída do show”.

O back stage do palco foi instalado em um prédio de cinco andares, construído especialmente para “Aquele abraço”, nome da canção de Gilberto Gil que abre e encerra o espetáculo com duração prevista de 1h40m. Entre um abraço e outro, o roteiro do jornalista e comentarista de carnaval Leonardo Bruno conduz a um passeio pela cultura e os ritmos brasileiros. Espere Carmen Miranda, timbalada, forró, “Evidências”, sinfonia amazônica de Villa-Lobos, rap, Rita Lee, funk, “Garota de Ipanema” e, claro, pot-pourri de sambas enredos.

O show terá de 60 a 70 pessoas em cena, e outras 120 na produção. Profissionais de escolas de samba do Rio de Janeiro assinam coreografias, figurinos e adereços.

O Roxy Dinner Show deve abrir de quinta-feira a domingo, a partir das 19h, podendo funcionar mais uma ou duas noites na alta temporada. O preço previsto para o ingresso é de R$ 580, incluindo o jantar. Outras informações sobre passado, presente e futuro do Roxy, incluindo oportunidades de trabalho, estão no Instagram em @RoxyDinnerShow.

Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!