Urbia Cataratas inaugura Espaço Usina dentro do Parque Nacional do Iguaçu; conheça
Usina São João foi revitalizada como um novo atrativo turístico, que inclui circuito histórico e trilhas

FOZ DO IGUAÇU (PR) - A Urbia Cataratas inaugurou hoje (28), em parceria com o Parque Nacional do Iguaçu e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Espaço Usina.
Trata-se da reinauguração da Usina São João, que foi a primeira hidrelétrica de Foz de Iguaçu, inaugurada em 1942 para fornecer energia ao Parque Nacional do Iguaçu e a outros serviços locais. Após funcionar até 1983, a usina foi desativada e, agora, por meio da criação do Espaço Usina, está sendo revitalizada como um novo atrativo turístico, que inclui um circuito histórico e trilhas pela Mata Atlântica.
“Para a criação do Espaço Usina, nós buscamos manter todas as características históricas que propiciam ao visitante uma viagem no tempo e fazem parte da trilha do circuito São João”, conta o CEO da Urbia Cataratas, Mario Macedo.
O local conta com espaço de eventos, um café no qual os visitantes podem relaxar depois da trilha e vista para uma cascata. Ainda há, segundo Mario, a previsão de mais um deque na parte de trás, que ainda não está instalado.
"Queremos criar outros atrativos para que os turistas fiquem mais tempo no Parque Nacional do Iguaçu e diluam a sua caminhada em outros pontos, sem ficarem muito concentrados apenas nas Cataratas", comenta o CEO da Urbia Cataratas.

Segundo ele, o investimento feito no novo espaço foi de R$ 12 milhões. A Urbia Cataratas investirá aproximadamente R$ 600 milhões no Parque Nacional do Iguaçu nos próximos cinco anos, com o objetivo de posicioná-lo entre os cinco melhores parques naturais do mundo. "Estamos remodelando o parque inteiro", conta Mario Macedo.
Para acessar o Espaço Usina, os visitantes não precisam desembolsar um valor adicional, basta pagar o ingresso do parque para desfrutar do novo espaço. O ideal, segundo Macedo, é que os visitantes façam primeiro a trilha, que tem pontos para banho nas cachoeiras (opção de passeio inaugurada há dois meses) e depois sigam para o Espaço Usina para descansar e tomar um café.
Espaço de eventos para empresas e casamentos
No Espaço Usina as empresas também podem reservar o local para eventos corporativos, jantares de final de ano e casamentos. O horário de funcionamento do Espaço Usina é o mesmo do Parque Nacional do Iguaçu, mas há a possibilidade de estender um pouco mais, de acordo com tipo de evento.
Mais novidades em vista no Parque Nacional do Iguaçu
Mario Macedo conta que há mais novidades a serem inauguradas no Parque Nacional do Iguaçu. "Tem o circuito de aventura, que a gente quer inaugurar, além de tirolesa, arvorismo, torre de observação e também um trenó, então estamos com muita expectativa no que se refere à nossa visão de diluir a visitação em outros pontos do parque e aumentar a permanência do visitante aqui", comenta.
Hoje o Parque Nacional do Iguaçu recebe, anualmente, dois milhões de visitantes e, de acordo com Macedo, os argentinos estão entre os principais visitantes internacionais do parque. "Até o ano passado, o número de visitação dos argentinos tinha baixado muito, mas agora esse número subiu quase 24% em relação a 2024", conta.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Urbia Cataratas e do ICMBio.