Laura Enchioglo   |   03/11/2025 19:02

Carnaval de Belo Horizonte terá recorde de blocos cadastrados em 2026

Para o próximo ano, 612 blocos de rua se cadastraram para desfilar, um aumento de 8% em relação a 2025


Divulgação
Expectativa é que 660 cortejos sejam realizados nas dez regionais durante a programação oficial do Carnaval, entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026
Expectativa é que 660 cortejos sejam realizados nas dez regionais durante a programação oficial do Carnaval, entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Belo Horizonte já iniciou os preparativos para o Carnaval de 2026, com recorde de blocos cadastrados e previsão de cortejos. Para a festa do próximo ano, 612 blocos de rua se cadastraram para desfilar, cerca de 8% a mais que em 2025, quando houve 568 registros. Do total, 178 se inscreveram para se apresentar pela primeira vez no Carnaval de BH.

A expectativa é que 660 cortejos sejam realizados nas dez regionais durante a programação oficial do Carnaval, entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026. Em relação à edição de 2025, houve aumento de cerca de 6% nos desfiles a serem realizados. O número de cortejos pode oscilar até o período oficial da folia, pois alguns blocos acabam desistindo das apresentações. Em média, há desistência de 20% dos desfiles pré-cadastrados, com base nos anos anteriores.

Assim como nos últimos anos, a Belotur vai promover encontros individualizados com todos os blocos cadastrados para tirar dúvidas, em busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos.

“Mais uma vez, o Carnaval de Belo Horizonte mostra a força da sua cultura e o envolvimento genuíno de quem faz a festa acontecer, que é o povo. O número expressivo de blocos inscritos reflete essa energia coletiva que transforma as ruas em palco de alegria e diversidade. Depois do cadastramento, faremos encontros individuais com cada bloco, momentos de escuta e construção conjunta. Além de alinharmos detalhes operacionais, reforçaremos o convite para que todos se tornem parceiros na construção de uma folia mais sustentável, inclusiva, democrática e segura para todas e todos”

Bárbara Menucci, presidente da Belotur

Festa descentralizada

As regionais Centro-Sul e Leste concentram o maior número de cortejos, com 205 e 98 desfiles previstos, respectivamente, seguidas pelas regiões Nordeste (71), Pampulha (74), Noroeste (62) e Hipercentro (51). A presença significativa de blocos também nas regiões Norte (29), Oeste (44), Venda Nova (14) e Barreiro (12) demonstra que a folia está espalhada por todos os cantos da capital.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4050 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.