Bienal do Samba levará 8 horas de raiz brasileira de verdade a São Paulo
As verdadeiras brasas do samba de terreiro serão entoadas pelo principal movimento de resgate do Brasil

Vai começar a aula! São Paulo se torna um destino para os amantes do samba no próximo dia 13 de dezembro com a realização do 3º Encontro Para a Velha Guarda - Bienal do Samba. O evento acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no metrô Vergueiro, e oferece oito horas de samba raiz de verdade, das 13 às 22h, em pleno mês em que acontece o Dia Nacional do Samba.
Toda a cena do samba de terreiro raiz do Brasil está se mobilizando e o caminho para o sábado é um só: o CCSP. A programação promove um intercâmbio cultural ao reunir importantes coletivos de samba de terreiro de diferentes estados. Participam os grupos paulistanos Glória Ao Samba, Terra Brasileira e Terreiro de Mauá, além do Terreiro do Interior Paulista (Sorocaba e Itu), o Catumbi 27, do Rio de Janeiro, e o Samba do Sindicatis, de Curitiba.
O encontro tem como objetivo homenagear a Velha Guarda e difundir a obra de sambistas pioneiros. Cada coletivo apresentará um repertório temático, com homenagens a escolas como Portela, Mangueira e Império Serrano, e a compositores como Ismael Silva, reforçando o evento como uma atração de turismo cultural na capital paulista.
Em fins de 1990 nasceu em São Paulo um movimento que buscava maior vínculo com as raízes do Samba, principalmente com o samba de terreiro, o samba-enredo e o partido-alto praticados nos primórdios do século 20 nas Escolas de Samba do Rio. A partir daí, coletivos começaram a ser criados como núcleos de pesquisa musical e histórica e rodas de samba passaram a ser realizadas tendo como base a sonoridade dos antigos sambistas.
3º Encontro Para a Velha Guarda - Bienal do Samba
- Data: 13 de dezembro de 2025
- Horário: Das 14h às 22h
- Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade
- Custo: Gratuito