Leonardo Ramos   |   25/09/2018 17:51

Com 85% de ocupação, Tucumán aposta nas operadoras para crescer

Sebastián Giobellina, ministro de Turismo de Tucumán, comemora sucesso de voo para São Paulo, mas quer entrar no portfólio das operadoras e atrair brasileiros

Marluce Balbino
Sebastián Giobellina, ministro de Turismo de Tucumán, comemora sucesso de voo para São Paulo, mas quer entrar no portfólio das operadoras
Sebastián Giobellina, ministro de Turismo de Tucumán, comemora sucesso de voo para São Paulo, mas quer entrar no portfólio das operadoras

O sucesso veio. Os eventos de promoção e preparação do terreno para a ligação direta entre a menor província da Argentina e a maior cidade da América Latina resultou, três meses após seu início, em uma ocupação bem acima das expectativas iniciais: a média dos três voos semanais da companhia Latam no trajeto São Paulo-Tucumán está em 85%.

Os bons números têm um porém. De acordo com o ministro de Turismo de Tucumán, Sebastián Giobellina, do total de passageiros até agora entre as duas cidades, aproximadamente 70% voaram no sentido Tucumán-São Paulo — ou seja, o emissivo brasileiro para a cidade argentina ainda deixa a desejar.

“E é por isso que estamos aqui”, decretou Giobellina à PANROTAS em um almoço nesta terça-feira (25) para agentes e operadores de viagens em São Paulo. A consequência segundo ele era prevista: São Paulo não é apenas o maior centro de negócios da América Latina, como é um meio de conexão para mais de 200 países mundo afora,

“Hoje viemos aqui para colocar nosso produto no portfólio dos operadores. Poucos nos conhecem, e os turistas menos ainda. Queremos mudar isso, mostrar para o Brasil nosso potencial turístico com promoções e capacitações, para que os agentes nos coloquem no mapa, à vista dos viajantes brasileiros”, argumenta o executivo, que adianta já ter workshops marcados com agentes da CVC Lazer — mais capacitações devem acontecer.

Para o ministro, antes tais ações eram praticamente inexistentes, devido principalmente à falta de acessibilidade: a promoção sem voos diretos era muito mais difícil. “Mas agora com a Latam, acho que é só uma questão de tempo para que Tucumán entre de verdade na mira dos brasileiros como uma novidade latina”, continua, levantando a possibilidade da aérea lançar mais frequências na rota caso a ocupação mantenha-se alta — e o emissivo brasileiro cresça.

NORTE DA ARGENTINA: SEIS DESTINOS EM UM
A conectividade com outros destinos argentinos, aliás, foi um dos destaques levantados por Sebastián Giobellina. Por ser localizado no centro-norte argentino, Tucumán quer ser, segundo sua autoridade máxima de Turismo, um chamariz para toda a região Norte da Argentina.

Províncias vizinhas de Tucumán, muitas ainda desconhecidas do público brasileiro, devem se beneficiar do voo direto da Latam para o destino, de onde diversas conexões são possíveis. Jujuy, Salta, Catamarca e Santiago del Estero são alguns exemplos — os atrativos são diversos, como as montanhas da Quebrada de Humahuaca, em Jujuy, e o torneio Moto GP, em Santiago del Estero, são exemplos de atrativos próximos.

Isso sem contar os lagos e montanhas, com roteiros de mountain bike, opções de trekking e cavalgada na própria Tucumán.

“Queremos ser conhecidos por aqui. É difícil e demanda tempo, mas essa acessibilidade deixa tudo mais fácil. Seguiremos com capacitações, inclusive participando pela primeira vez da história da feira Abav Braztoa nessa semana”, conclui o ministro de Turismo de Tucumán.

Confira abaixo as fotos dos cerca de 60 agentes e operadores que estiveram no evento nesta terça em São Paulo:

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