Thalita Almeida   |   12/06/2019 13:52   |   Atualizada em 12/06/2019 13:54

Trem do Corcovado estreia novas composições em outubro

Após oito anos de negociações, os novos Trens do Corcovado chegam ao Rio de Janeiro. Além de modernos, as novas composições contam com espaços para cadeiras de rodas

Chegou ao Rio de Janeiro a primeira das três novas composições do Trem do Corcovado, uma das atrações turísticas mais famosas do País. Os outros dois chegarão em agosto, e a viagem inaugural dos três está agendada para o dia 9 de outubro, aniversário de 135 anos da Estrada de Ferro Trem do Corcovado.

Marluce Balbino
O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves
O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves

Com o objetivo de trazer mais conforto e comodidade aos passageiros, os novos Trens do Corcovado possuem capacidade para 600 passageiros/hora e contam com teto panorâmico e espaços adequados para bicicletas e cadeiras de rodas. Outra vantagem é que com a instalação das novas composições, a estação ferroviária estima uma redução de 75% nos gastos com energia elétrica.

"Nossa previsão é que com a chegada dos novos trens, o número de passageiros no Trem do Corcovado aumente aproximadamente 30%. Para se ter uma ideia, por ano, mais de 800 mil pessoas utilizam o meio de transporte", explica o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves. Segundo ele, após os investimentos de R$ 200 milhões, que envolve a ampliação da centenária estação, a atração turística deverá receber cerca de 1 milhão de visitantes/ano.

Os Novos Trens do Corcovado contarão com espaços adequados para bicicletas e cadeiras de rodas
Os Novos Trens do Corcovado contarão com espaços adequados para bicicletas e cadeiras de rodas
Outra grande vantagem dos novos trens é a velocidade. Nos atuais, é de 15 quilômetros por hora na subida e de 10 a 15 na descida. Esse ritmo vai subir para até 25 quilômetros por hora, na subida. Na descida, 18 km/h.

O contrato para a fabricação das composições foi firmado com a empresa suíça Stadler Rail Group no fim de 2015.

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