Artur Luiz Andrade   |   26/02/2020 13:18
Atualizada em 26/02/2020 13:26

Bahia recebeu 2,3 milhões de visitantes no carnaval

Um total de 2,3 milhões é o número estimado de turistas que visitaram todo o Estado da Bahia no carnaval


Divulgação/Bahia - Tatiana Azeviche
Turistas chegam de navio e são recepcionados pela Setur-BA
Turistas chegam de navio e são recepcionados pela Setur-BA

Um total de 2,3 milhões é o número estimado de turistas que visitaram todo o Estado da Bahia no período do carnaval, seja para curtir a folia em destinos como Salvador e Porto Seguro, ou para descansar em localidades do litoral ou da Chapada Diamantina. O crescimento, segundo números da Secretaria de Turismo do Estado, foi de 5% em relação a 2019. Este ano, a receita turística do período é estimada em R$ 2,5 bilhões.


Para atender a demanda de turistas no período, mais de 400 voos extras foram disponibilizados pelas companhias aéreas para os principais destinos carnavalescos da Bahia, com destaque para Salvador e Porto Seguro. Já os cruzeiros marítimos levaram à capital cerca de 15 mil turistas nos dias de folia. O dia de maior movimento no porto foi na terça-feira (25), com a chegada de três transatlânticos.


"A avaliação que fazemos é muito positiva, recebemos 2,3 milhões de turistas em todo o Estado, mais de 700 mil em Salvador e só na terça-feira tivemos quatro grandes navios ancorados no porto, por isso montamos um esquema especial de vendas de abadás no local", afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante apresentação de balanço do carnaval para a imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (26), no Quartel dos Aflitos.



Divulgação: Bahia - Daniel Meira
O secretário Fausto Franco
O secretário Fausto Franco

Em sua 16ª edição, o projeto Guias e Monitores realizou um total de 145.321 atendimentos. Ao todo, 254 profissionais atuaram no receptivo especial, distribuídos nos portões de entrada de Salvador (aeroporto, rodoviária e porto), nos três circuitos do carnaval da capital e em hotéis próximos, com o objetivo de prestar informações turísticas com qualidade e precisão.


Eles estiveram presentes também em Praia do Forte, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Mar Grande (Vera Cruz/Ilha de Itaparica). Os atendimentos são realizados em até dez línguas estrangeiras, inclusive yorubá e mandarim, e até na Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Na rede hoteleira a ocupação foi alta, como é tradição. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH–BA), a taxa média em Salvador foi superior a 90%.


A média prevista para Praia do Forte era de 100% até o final da festa, de acordo com a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte). Já em Porto Seguro eram esperados 85 mil turistas, com taxa média de ocupação hoteleira de 95%.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.