Victor Fernandes   |   22/03/2022 08:22

ExpoRio Turismo terá espaço dedicado ao artesanato local

O local, destinado aos artesãos do Estado, ficará aberto à visitação durante os quatro dias de evento

Divulgação
O local, destinado aos artesãos do Estado, ficará aberto à visitação durante os quatro dias de evento
O local, destinado aos artesãos do Estado, ficará aberto à visitação durante os quatro dias de evento
Artesanato e Turismo formam a união potente da chamada “identidade cultural” dos destinos fluminenses. Com foco neste objetivo de promoção, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio anunciam mais uma área de atração da ExpoRio Turismo: o Espaço do Artesanato RJ. O local, destinado aos artesãos dos municípios do Rio de Janeiro, ficará aberto à visitação durante os quatro dias de evento (24 a 27 de março), no Jóquei Clube Brasileiro, e terá a participação de 50 municípios das 12 regiões turísticas.

A ação conta com o apoio da Fecomércio RJ, por meio dos seus braços operacionais Sesc RJ e Senac RJ, abrindo oportunidade para a exposição dos trabalhos dos artífices e suas técnicas. O espaço funcionará durante o horário de visitação do evento: quinta e sexta-feira (24 e 25), das 16h às 22h; sábado e domingo (26 e 27), das 14h às 22h.

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do RJ, ressalta a importância do artesanato para o fortalecimento das regiões turísticas e os resultados do Programa de Artesanato do RJ. "Desde o ano passado, estamos realizando ações de apoio e suporte aos mais de 21 mil artesãos beneficiados pelo Programa de Artesanato do RJ. Renovamos mais de 4,5 mil carteiras e entregamos mais de 1,5 mil até o momento. Além disso, disponibilizamos o cadastro on-line assistido para facilitar o acesso dos artesãos à carteira. Mais de 4 mil registros foram realizados até o momento e estamos avançando em todo o Estado", afirmou.

ESPAÇO ARTESANATO RJ

Entre as técnicas e trabalhos já confirmados na ExpoRio, o público vai poder conferir a cerâmica tradicional, bonecos e quadros religiosos com pintura feita à mão, além do chamado painel-tecelagem, características importantes da vertente religiosa, presente em diversas cidades do interior do Rio de Janeiro. Crochê, costura em retalhos, torção em metal, pintura a mão livre, bordados de aplicação e macramê são os destaques.

12 REGIÕES TURÍSTICAS

Nas doze regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro, a produção artesanal mescla aspectos tradicionais, folclóricos e contemporâneos. As cidades inseridas no território fluminense têm uma forte ligação com a história e a identidade cultural. No Vale do Café, por exemplo, as peças artesanais da região têm no bordado uma forte expressão. Os trabalhos refletem o ciclo do café, período importante da história do Brasil.

Na Região Metropolitana, por exemplo, a linha souvenir traz um artesanato temático, para atender as demandas de materiais reaproveitados, usados em peças decorativas e utilitárias. Entre os ícones mais eternizados nos trabalhos estão o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias cariocas. Os municípios que pertencem aos Caminhos da Serra têm como principal destaque os atrativos naturais. Na Serra Verde Imperial, os artífices mantêm nas peças, a forte influência europeia.

As culturas africana e caiçara são representadas pelos trabalhos dos indígenas e da comunidade quilombola, residentes no território da Costa Verde. No artesanato da região turística Agulhas Negras pode ser visto as referências da cultura finlandesa. A Baixada Verde se manifesta através de inúmeras possibilidades de expressão por conta da mistura de influências socioculturais. Nos Caminhos Coloniais as peças artesanais traduzem o reflexo das caraterísticas que marcam os municípios desta área: história e natureza.

Nos Caminhos da Mata, a maioria dos trabalhos dos artífices usa técnicas diferentes das demais regiões. A argila é uma matéria-prima muito usada para a produção de objetos utilitários e decorativos como vasos, estatuetas, cachepôs, entre outros. Águas do Noroeste apresenta uma produção habilidosa e criativa. Os trabalhos manuais mesclam a herança de técnicas e culturas com a utilização de cestaria.

SERVIÇO

Expo Rio Turismo
Dias: 24, 25, 26 e 27 de março de 2022
Horário: quinta e sexta-feira (24 e 25/03), das 16h às 22h; Sábado e domingo (26 e 27/03), das 14h às 22h.
Agenda de Shows: Alex Cohen (24)/ Diogo Nogueira (25)/ Toni Garrido (26)/ Barão Vermelho (27)
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 - Gávea, Rio de Janeiro
Entrada gratuita, mediante inscrição pelo link
Mais informações sobre o evento e a programação em exporioturismo.com.br

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS