Da Redação   |   21/03/2025 10:17
Atualizada em 21/03/2025 10:30

CNC e Fecomercio destacam perspectivas da economia do Turismo durante a FIDI Bonito

Economista-chefe da CNC analisa o cenário atual e as perspectivas do turismo brasileiro na FIDI em Bonito

Lucas Castro
Felipe Tavares, economista-chefe da CNC
Felipe Tavares, economista-chefe da CNC

BONITO - A FIDI Bonito 2025 está reunindo profissionais do Turismo desde esta quarta-feira (19) e segue até sábado (22). Uma das palestras de destaque da programação foi apresentada por Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, que, em parceria com a Fecomercio, trouxe uma análise profunda sobre o cenário atual do turismo brasileiro, seus desafios e as oportunidades de crescimento.

Através de um alerta para os desafios que o turismo brasileiro ainda enfrenta, Tavares trouxe uma visão sobre o potencial do setor. Com a adoção de políticas públicas mais eficientes, redução da carga tributária e investimentos em infraestrutura, o Brasil pode se tornar um destino turístico mais competitivo e sustentável, aproveitando ao máximo seu grande potencial econômico. Confira a seguir os principais pontos da palestra "Economia do Turismo - Onde estamos e para onde podemos ir?"

  • De acordo com Tavares, o setor de turismo cresceu três vezes mais do que o PIB nacional após a pandemia, e atualmente representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB), superando até o agronegócio em termos de produção primária.
  • É o setor que mais emprega pessoas pretas e pardas no Brasil.

Desafios que impactam o Turismo no Brasil

Apesar do crescimento, o Turismo brasileiro enfrenta desafios estruturais significativos.

  • A alta tributação é um dos principais entraves, com a alíquota de IVA sobre bares, restaurantes e hotéis chegando a 16,8%, uma das mais altas do mundo. Essa carga tributária elevada reduz a competitividade do Brasil no mercado turístico internacional.
  • A insuficiência e o alto custo da malha aérea brasileira limitam a capacidade de atração de turistas.
  • A criminalidade tem um impacto direto na experiência dos visitantes, reduzindo o tempo que os turistas passam nas ruas e, consequentemente, o faturamento do setor.
  • Ineficiência técnica de 73%, resultado de fatores como impostos elevados, violência e a infraestrutura inadequada.

Tavares explicou que, caso o Brasil conseguisse criar um ambiente de negócios semelhante ao dos países da OCDE, o faturamento do setor poderia ser muito maior sem esforço adicional. O gasto médio de um turista estrangeiro no Brasil gira em torno de US$ 1.000, mas esse valor poderia ser muito maior se o ambiente fosse mais favorável.

Lucas Castro
Felipe Tavares, da CNC, apresenta palestra na FIDI Bonito 2025
Felipe Tavares, da CNC, apresenta palestra na FIDI Bonito 2025

Como atrair mais turistas?

  • Reputação: Cada 1% de aumento no número de turistas em um ano resulta em 0,15% mais turistas no próximo ano.
  • Saneamento: Cada 1% de aumento na cobertura de saneamento aumenta a chegada de turistas em 0,6%.
  • Câmbio: A desvalorização de 1% na taxa de câmbio aumenta a chegada de turistas em 0,13%.
  • Prosperidade: Cada 1% de crescimento no PIB per capita atrai 0,19% mais turistas.Clima Tropical: Um dia adicional de sol em relação à média aumenta em 0,6% a visitação turística.
  • Meio Ambiente: Cada 1% de redução na poluição aumenta a chegada de turistas em 0,19%.

Como fazer os turistas gastarem mais?

Entre as medidas destacadas, a redução da criminalidade é crucial, pois cada mil homicídios reduz o gasto dos turistas em 2,2%. Outras estratégias incluem a implementação de isenções fiscais (Tax Free), que podem aumentar o gasto dos turistas em até 3,35%. Além disso, a valorização da reputação do destino e o aumento do PIB per capita são fatores que impactam diretamente no gasto médio dos turistas.

A FIDI Bonito 2025 está recebendo profissionais do turismo de 15 países ibero-americanos, para networking, trocas de conhecimento e premiações. A programação de palestras e paineis encerrou nesta quinta-feira, 20, e segue até sábado, 22, com visitas técnicas nos destinos naturais e de aventura de Bonito.

Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!