São João da Bahia espera alta de 25% no número de visitantes neste ano
Investimento da Setur-BA no São João deste ano supera os R$ 15 milhões, de acordo com Pedro Gramacho

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) lançou oficialmente hoje (7) o São João da Bahia, durante roadshow realizado em São Paulo. O evento espera receber neste ano um volume de visitantes 25% superior a 2024, quando 1,7 milhão de pessoas participaram da festa. O investimento da Setur-BA no São João deste ano supera os R$ 15 milhões, de acordo com Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia.
"O roadshow para divulgar o evento começou em São Paulo, mas passará também pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal. Escolhemos os principais emissores do mercado nacional para poder fazer essa divulgação. E dizemos que o São João da Bahia é um Carnaval pulverizado, porque enquanto o Carnaval fica concentrado apenas na costa baiana e em algumas cidades, o São João é exatamente o oposto, ele acontece em todo o Estado e a gente ressalta isso porque muitas vezes você tem as melhores festas em destinos poucos conhecidos", comenta Gramacho.
Hoje a Bahia tem 16 aeroportos e por meio deles os turistas que chegam ao destino para participar da festa acabam se espalhando por diversas regiões do Estado. São mais de 15 dias de festa, com a participação de 417 municípios, "O São João da Bahia é um super produto e consegue movimentar a economia de forma extraordinária", comenta o diretor de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia.
Agências e operadoras podem fazer venda combinada com o São João da Bahia
Durante o roadshow realizado em São Paulo, Pedro Gramacho deu dicas aos agentes e operadores presentes para que vendam o São João da Bahia junto a outros atrativos do destino. "A Bahia tem festividades ao longo de todo mês de junho e essa é uma grande oportunidade para os agentes de viagens e operadores fazerem uma venda combinada, comercializando o produto como São João e agregando a ele outras experiências que temos no Estado". Uma delas é o birdwatching, que está em alta principalmente entre os visitantes internacionais.
E por falar no Turismo internacional...
Gramacho conta que, do ano passado para cá, a Bahia começou a investir mais na promoção do destino em mercados internacionais. "Estamos levando o nosso São João para outros mercados internacionais, onde temos conectividade direta com o Santiago, com Montevidéu e Buenos Aires. Então nesses três destinos a gente acaba promovendo parceria com diversas companhias aéreas para gerar mais conectividade ao Estado da Bahia".
Segundo o diretor de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia, 2024 foi um ano de vitória no que diz respeito à conectividade aérea no Estado, principalmente no ambiente internacional. "A Sky passou a fazer a ligação Montevidéu-Salvador, e na sequência Santiago-Salvador, com voo direto, houve também ampliação com a Aerolíneas Argentinas e Gol de Buenos Aires e Córdoba para Salvador e Porto Seguro e, no final do ano, recebemos em outubro o voo da Air France conectando Paris e Salvador. Então, a capital baiana está bem, recheada de voos".
"Temos voo direto todos os dias de Lisboa para Salvador e ampliamos a conectividade com a Air Europa, saindo de Madri para Salvador, para quatro vezes por semana. Além disso, a Air France acabou de anunciar que o novo voo passa de três frequências para cinco , então isso também é uma vitória", celebra Gramacho.
Parte desses resultados vem, segundo ele, da ampliação da malha aérea e da conectividade direta, além de muita promoção do destino e investimentos feitos na gestão do secretário Maurício Bacelar. "Hoje, o que nós gastamos de investimento em promoção por semestre equivale a um ano e meio de investimento que nós fazíamos em 2019", destaca.
Somente na alta temporada de 2024-2025 a Bahia recebeu 9,4 milhões de turistas e a expectativa da Setur-BA é crescer de forma significativa tanto no São João deste ano como na temporada de verão.