Pedro Menezes   |   23/05/2025 16:10
Atualizada em 23/05/2025 16:39

São Paulo recebe Virada Cultural neste fim de semana com programação recorde

Cidade celebra 20 anos de cultura nas ruas com mais de 400 atrações no sábado (24) e domingo (25)


Divulgação
Serão mais de 120 espaços espalhados por toda a cidade, com mais de 400 atividades
Serão mais de 120 espaços espalhados por toda a cidade, com mais de 400 atividades

São Paulo viverá a maior edição da história da Virada Cultural neste fim de semana! O evento, totalmente gratuito e promovido pela Prefeitura de São Paulo, celebra duas décadas com o tema “20 anos em 24 horas”. Serão mais de 120 espaços espalhados por toda a cidade, com mais de 400 atividades que vão de shows e exposições a oficinas, cinema, teatro e intervenções urbanas.

Ao todo, a Virada 2025 contará com 21 palcos oficiais distribuídos pelas cinco regiões da capital: sete na Zona Sul, cinco na Leste, dois na Norte, um na Oeste e cinco no Centro — incluindo os tradicionais palcos do Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca. Além disso, 27 Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionarão como polos culturais com programações próprias.

Entre os destaques musicais estão Luísa Sonza, que fará duas apresentações, além de João Gomes, Michel Teló, Mumuzinho, MC Hariel, Vanessa da Mata, Maneva, Wanessa, Tom Carfi, Djonga, Rincon Sapiência, Leci Brandão, Otto, Luedji Luna e Black Pantera.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Ao todo, a Virada 2025 contará com 21 palcos oficiais distribuídos pelas cinco regiões da capital
Ao todo, a Virada 2025 contará com 21 palcos oficiais distribuídos pelas cinco regiões da capital

A programação também inclui cortejos de rua, mágicos, projeções visuais, piano na praça, bailes populares, rodas de conversa e flash mobs, promovendo o encontro entre a cultura tradicional e a inovação artística.

O centro da cidade será especialmente preparado para receber grandes públicos, com monitoramento do Smart Sampa, acessos preferenciais, rotas de fuga e barreiras de controle, contando com integração entre as forças de segurança municipal e estadual.

Instituições culturais e espaços parceiros

Mais de 100 espaços culturais aderiram à Virada, incluindo 20 unidades do Sesc, o MASP, Japan House, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Casa das Rosas, Centro Cultural FIESP, além de espaços independentes como Reserva Cultural, Grupo Tokyo, Galeria Metrópole e Cineclube Cortina.

O MASP estará aberto gratuitamente até a meia-noite, com obras de Monet e Renoir, enquanto a Casa das Rosas oferecerá programação literária com doação de livros e poesia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados