Shows de Shakira devem gerar impacto de US$ 106 milhões para Turismo do México
Pesquisa da Mabrian ainda revela que apenas na capital mexicana deve haver um impacto de US$ 8,7 milhões

A poucos dias do retorno da turnê Las Mujeres No Lloran, de Shakira, ao México, um estudo conduzido pela Mabrian estima que os shows da cantora colombiana devem gerar um impacto de US$ 106,4 milhões em atividades turísticas nas dez cidades que receberão as apresentações.
Iniciada em fevereiro, a turnê passou pelo México em março e está programada para retornar entre agosto e setembro, com 17 shows em cidades como Tijuana, Hermosillo, Chihuahua, Torreón, Monterrey, Querétaro, Guadalajara, Puebla, Veracruz e Cidade do México. Até o momento, um milhão de ingressos já foram vendidos.
Com cinco apresentações programadas, a Cidade do México se destaca como principal centro de impacto da turnê. A estimativa é de que cada show na capital atraia cerca de 65 mil pessoas, resultando em um impacto econômico de aproximadamente US$ 8,7 milhões por apresentação. Ao todo, a capital deve concentrar 41% do gasto turístico total gerado pela turnê, incluindo 57% das despesas com alimentos e bebidas e 28% dos gastos com transporte.

Os gastos com hospedagem na cidade devem alcançar US$ 3,6 milhões, representando quase um terço do total previsto em todo o país. A oferta de voos internacionais para a capital também acompanhará essa demanda. Estima-se um aumento de 4,4% na capacidade aérea entre 25 e 31 de agosto, e de 3,8% entre 15 e 21 de setembro, em comparação com o mesmo período de 2024.
Embora nem todo esse crescimento possa ser atribuído diretamente à turnê, o diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, Carlos Cendra, afirma que “eventos dessa magnitude influenciam decisões estratégicas das companhias aéreas, especialmente em mercados regionais como Colômbia, Panamá, Costa Rica e Guatemala”.
“Embora esse tipo de demanda geralmente se concentre em poucos dias, os destinos têm a oportunidade de oferecer experiências adicionais que prolongam a estada e maximizam os benefícios do Turismo: para isso, é essencial ter dados e previsões que permitam um planejamento estratégico”, conclui o porta-voz da Mabrian.